• Carregando...
Ex-deputado José Janene (PP-PR) faleceu em setembro de 2010, vítima de problemas cardíacos. | RONALDO RONAN RUFINO
Ex-deputado José Janene (PP-PR) faleceu em setembro de 2010, vítima de problemas cardíacos.| Foto: RONALDO RONAN RUFINO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras na Câmara dos Deputados vai pedir a exumação do corpo do ex-deputado José Janene (PP-PR), por suspeita de que ele ainda está vivo. Os parlamentares receberam informações de que ele estaria atualmente na América Central. “Vou montar uma comissão de deputados para acompanhar a exumação, colher o DNA da família e ver se é ele mesmo que está lá sepultado”, disse ao jornal O Estado de S.Paulo o presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB).

O homem que mandou no Brasil

Empresário que mantinha contratos com prefeituras, ex-deputado José Janene saiu de Londrina para dominar a política nacional

Leia a matéria completa

Janene morreu em 14 de setembro de 2010, por complicações infecciosas decorrentes de uma cirurgia cardíaca. Ele era réu do processo do mensalão sob a suspeita de que teria recebido R$ 4,1 milhões enquanto era líder do PP na Câmara dos Deputados. O nome do ex-parlamentar voltou a circular em investigações com a Operação Lava Jato, já que ele foi apontado como responsável por organizar o esquema de corrupção na estatal, segundo declarou o doleiro Alberto Youssef em regime de delação premiada.

PROXIMIDADE: Aliança entre Janene e Youssef se manteve até a morte do ex-deputado

“Pelo amor de Deus, isso é um absurdo. As pessoas têm que ter mais respeito pela família dele, ele deixou filhos. Esse tipo de gente deveria ser processada”, disse Stael Fernanda Janene, ex-mulher de Janene, sobre as suspeitas. Ela negou ainda que tenha afirmado a deputados da CPI que desconfiaria que Janene estaria vivo. Stael deve ser convocada para prestar depoimento na Comissão. “Eu não teria nada a dizer [na CPI]”, disse a ex-mulher, que se divorciou de Janene em 2008, dois anos antes da morte do ex-parlamentar.

Pelo Facebook, a ex-mulher de Janene publicou uma nota em que diz estar “estarrecida” com as notícias veiculadas na mídia de que ela teria desconfiado da morte do ex-deputado. “Jamais fiz isso, e nem poderia, pois fui eu mesma em companhia de meus filhos e das filhas dele, que recebi seu corpo na mesquita muçulmana aqui em Londrina”, escreveu na página. Ela afirma ainda que o enterro de Janene ocorreu seguindo os costumes muçulmanos, sem caixão. “A imprensa paranaense e grande parte da nacional acompanhou o enterro”, disse.

Filha quer que deputado se retrate

A filha do ex-deputado, Danielle Janene, também considerou absurda a suspeita de que seu pai estaria vivo. Ela afirma que acompanhou o ex-parlamentar até seus últimos minutos de vida e que ela mesma assinou a liberação do corpo do pai. Janene aguardava por um transplante de coração no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, onde ficou internado por 40 dias antes de morrer. “Quem acompanhou tudo de perto fui eu”, disse Danielle. “É um absurdo falarem isso, até porque existe todo um procedimento”, completou.

Réu no processo do mensalão por suspeita de ter recebido R$ 4,1 milhões quando presidia o PP, Janene era acusado de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.Roberto Custódio/Arquivo JL

Danielle pediu ainda que o deputado Hugo Motta se retratasse das afirmações feita na CPI. “Se ele não se retratar, estará mostrando não só para a família, mas para todo mundo, que isso não passa de um circo”, declarou. Para ela, a morte de Janene poderia ser confirmada de outras formas, como com os documentos do hospital, a certidão de óbito, ou filmagens e fotos feitas no velório do ex-parlamentar. Ela também disse duvidar que sua ex-madrasta, Fernanda, tenha afirmado aos deputados que suspeitava da morte de Janene.

Depoimento

A ex-mulher de Janene, Stael Fernanda, afirmou a reportagem nesta quarta-feira (20) que ainda não foi convocada para depor na CPI da Petrobras, que investiga desvios na estatal. O requerimento para ouvir a ex-mulher ainda não foi votado pelos parlamentares, mas ela adiantou que, se realmente for chamada pelos parlamentares, “não teria nada a dizer”. Stael se divorciou de Janene em 2008, dois anos antes da morte do ex-parlamentar.

A ex-mulher negou ainda que tivesse conversado com qualquer um dos deputados que integra a CPI. Conforme noticiou o portal da Câmara dos Deputados na última quinta-feira (14), o deputado Altineu Cortes (PR-RJ) disse ter sido procurado por ela em Curitiba. No encontro, segundo o portal, ela teria dito que queria depor para “desmascarar” o doleiro Alberto Youssef, porque ele estaria mentindo em suas declarações.

“São boatos. Não fui convocada, não fui procurada. Eu nunca estive com esse deputado, nem nunca ouvi dizer o nome desse deputado, não sei de onde ele tirou que esteve comigo, isso é uma mentira absurda”, afirmou Stael Fernanda.

Outro lado

A reportagem tentou contato com o deputado Altineu Cortes. A assessoria dele afirmou que o parlamentar realmente nunca esteve com a ex-mulher de Janene, mas não soube explicar o motivo de o Portal da Câmara dos Deputados ter repercutido a informação. Hugo Motta, presidente da CPI, não atendeu aos telefonemas da reportagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]