• Carregando...
 | Reprodução/RICTV
| Foto: Reprodução/RICTV

A uma semana das eleições, candidatos à prefeitura de Curitiba estiveram frente a frente na noite deste domingo (26) para mais um debate na televisão, dessa vez na RIC TV. O encontrou começou às 22h45 e contou com a presença dos candidatos Ademar Pereira (Pros), Tadeu Veneri (PT), Gustavo Fruet (PDT), Requião Filho (PMDB), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (PSD) e Rafael Greca (PMN).

Logo no início do debate, na primeira pergunta, o candidato à reeleição Gustavo Fruet trouxe à tona o caso das peças desaparecidas da Casa Klemtz. Fruet afirmou que a prefeitura abriu uma sindicância para apurar a suspeita de que os objetos estariam na chácara do ex-prefeito Rafael Greca e fez um “apelo” para que o candidato permita a realização de uma perícia no local, com a presença da imprensa. Em seguida, para cumprir as regras do programa, fez uma pergunta sobre as propostas de Greca para o abastecimento da cidade.

O candidato do PMN se defendeu afirmando que os objetos citados – que aparecem em fotos postadas nas redes sociais – estão em sua casa há mais de 20 anos. Greca provocou o atual prefeito dizendo que peças idênticas podem ser compradas no Mercado Livre e orientou Fruet a fazer isso. “O senhor já entrou na minha casa várias vezes, mas agora não entra mais”, afirmou Greca.

Na réplica, Fruet afirmou que já esteve na casa de Greca para falar sobre alianças, que “graças a Deus não se concretizaram”. Ao fim, Greca disse ainda que acha “estranho que tenham ressuscitado uma investigação quando assumi a liderança nas pesquisas”. Durante outro momento no debate, quando falava sobre cultura, Fruet voltou a citar o caso indiretamente, dizendo que a Casa Klemtz “tem objetos que sumiram do patrimônio”.

Logo em seguida, na segunda pergunta do programa, foi a vez de Tadeu Veneri e Greca trocarem farpas. O candidato do PMN perguntou porque o “casamento” entre o PT e o PDT no governo municipal não deu certo. “Não foi um casamento, foi uma relação política, que nós nunca escondemos, como o senhor esconde o Richa. Nunca vi o senhor com ele na campanha, deve ser por causa do 29 de abril”, respondeu Veneri. Na réplica, Greca não fez qualquer menção ao apoio do governador do estado Beto Richa (PSDB) à sua campanha.

Mobilidade

Ao lado de propostas para a educação e segurança pública, a mobilidade foi um dos assuntos mais debatidos durante o programa. Maria Victoria afirmou que é preciso promover o diálogo com o serviço de transporte Uber e reforçou que é favorável à regulamentação do aplicativo, que é uma “realidade” na cidade. Em seguida, questionou o atual prefeito Gustavo Fruet sobre o fato de ele ter “fechado os olhos para a questão”.

O candidato à reeleição destacou que procurou desatar um dos nós mais antigos da cidade, o serviço de táxis, e se posicionou ao lado dos taxistas. “Não se pode bater no ombro de alguém que tem uma autorização do serviço, que executa o trabalho há 30 anos, e dizer que ele está velho e ultrapassado. Temos que ter um olhar de atenção para o usuário, mas há uma lógica de mobilidade no transporte público da capital. Temos que preservar os ganhos da cidade”, defendeu Fruet.

Moradores de rua

Requião Filho defendeu a necessidade de um atendimento contínuo e reintegração para os moradores de rua e aproveitou para alfinetar Greca sobre a declaração de que ele vomitou ao tentar ajudar um pobre por causa do cheiro – a frase polêmica foi dita por Greca na semana passada durante uma sabatina na PUC-PR. “Caridade a gente não faz para contar para os outros, mas para acalentar nosso espírito e coração. Como ajudá-los sem passar mal?”, perguntou o pemedebista ao ex-prefeito.

“Eu tinha uma visão romântica da ação social quando muito jovem e foi a experiência que eu relatei na PUC, era o tempo em que eu lia muito sobre São Francisco de Assis e a parábola do bom samaritano”, respondeu Greca, acrescentando que é preciso valorizar o papel dos profissionais de assistência social. O ex-prefeito também citou que o serviço social precisa ter uma triagem, já que há públicos distintos, como “gente doente, desvalida, drogatizada e há gente do mal também que às vezes se embrenha pelas dobras da cidade”.

A RPC TV transmitirá um novo debate entre os candidatos à prefeitura de Curitiba na noite da próxima quinta-feira (29), depois da novela “Velho Chico”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]