• Carregando...
Um bandido invade a João Corporation e rende funcionários e clientes. Para azar do ladrão e sorte de João, um policial que passava por perto percebeu a atitude suspeita e surpreendeu o bandido, que fugiu sem levar nada |
Um bandido invade a João Corporation e rende funcionários e clientes. Para azar do ladrão e sorte de João, um policial que passava por perto percebeu a atitude suspeita e surpreendeu o bandido, que fugiu sem levar nada| Foto:

Escolha do público

34,5% A João Corporation é assaltada.

65,5% Ladrão não consegue roubar a empresa de João.

Dicas de segurança

Conheça algumas recomendações da Polícia Militar:

Na rua

- Não carregue objetos de valor e grande quantia de dinheiro ou cartões de crédito, sem necessidade.

- Se notar que está sendo seguido, vá para o outro lado da rua várias vezes.

- Evite lugares sem iluminação e com pouco movimento.

No carro

- Estacione em lugar movimentado e iluminado.

- Com o carro parado, esteja atento a pessoas suspeitas nas proximidades.

- Evite deixar objetos de valor e documentos no interior do veículo.

No ônibus

- Leve dinheiro trocado ou use cartão-transporte.

- Mantenha a bolsa na frente do corpo e não deixe a carteira no bolso de trás.

- Evite ficar junto às portas, onde acontece o maior número de assaltos.

Roubo de carro

Em 2009, a cada 25 minutos um veículo era furtado no Paraná, segundo a Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Roubos de carros em Curitiba devem ser registrados na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (Rua Tamoios, 1250 – Vila Izabel. Contato: (41) 3329-8365). Comunique o caso imediatamente à seguradora.

Previsto no artigo 5.o da Constituição, o direito à segurança é tão fundamental quanto o direito à saúde, à educação e à vida. "O Estado deve proteger a vida sob todos os aspectos. A legislação brasileira é fundamentada a partir desse direito inviolável e, por isso, a garantia da segurança é importante", explica o juiz Clayton Reis, professor do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).Apesar da obrigação de garantir segurança universal, os índices de violência urbana são cada vez mais altos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), no primeiro trimestre de 2010, o número de homicídios em Curitiba aumentou 53,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. "É um direito fundamental e humano que está longe de ser cumprido. A estrutura do estado e da União para garantir a segurança é falha. Há uma defasagem de 50% no número de policiais militares e civis", afirma o advogado criminalista Dálio Zippin Filho, membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal.

Além do investimento em efetivo policial, outras ações são fundamentais para prevenir o aumento da criminalidade. "Precisamos de políticas públicas voltadas para a segurança em vários aspectos, desde a iluminação das praças e ruas, até medidas de educação para jovens que estão à margem da sociedade. Não adianta só combater a violência, tem de tratá-la", acrescenta Zippin Filho.

Recorra!

É possível entrar com ação indenizatória contra o Estado no caso de violação do direito à segurança. O processo deve ser encaminhado a um Fórum Criminal, na Justiça Comum, e precisa ser conduzido por um advogado.

Está na lei

O artigo 144 da Constituição diz que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.

Telefones úteis

190 – Polícia Militar: atende urgências. Para denunciar, é preciso dados pessoais.

197 – Polícia Civil: informa endereços de delegacias e procedimentos de queixa. Não atende urgências.

194 – Polícia Federal: acionada para crimes federais, como casos que envolvam instituições federais e tráfico internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]