• Carregando...
A irmã de João fica doente e tem de passar dias e noites internada no hospital. Fez dezenas de exames para investigar o problema. Tudo pago pelo plano de saúde. João foi quem deu apoio e fez companhia a ela |
A irmã de João fica doente e tem de passar dias e noites internada no hospital. Fez dezenas de exames para investigar o problema. Tudo pago pelo plano de saúde. João foi quem deu apoio e fez companhia a ela| Foto:

Reclame!

Esteja atento sobre os procedimentos previstos no seu plano de saúde, o que pode variar de acordo com a operadora e o valor cobrado. A partir deste mês, o novo regulamento da ANS prevê 70 novos procedimentos obrigatórios para contratos assinados a partir de 1999, como cirurgias com auxílio de vídeo, transplantes de medula e 16 procedimentos odontológicos.

Se você está se sentindo lesado, procure um órgão de defesa do consumidor ou o Ministério Público. As duas entidades são preparadas para tentar resolver o caso diretamente com as operadoras, buscando um acordo. Quando isso não acontece, é possível recorrer ao Poder Judiciário por meio do Juizado Especial Cível (até 20 salários mínimos e não precisa de advogado) ou da Justiça Comum (mais de 20 salários e com advogado). Não há unanimidade nas decisões, mas a maioria tem sido a favor do consumidor.

Serviço:

Disque Procon: 0800 411 412 (das 8h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira).

Centro de Apoio das Promotorias de Defesa do Consumidor do Ministério Público: (41) 3250-4912.

Assim como milhares de brasileiros, a família de João optou por um plano privado para cuidar da saúde. O valor pago costuma variar de acordo com a idade do cliente. Isso faz com que os recém-chegados à terceira idade muitas vezes recebam uma má notícia de aniversário: o aumento na cobrança do serviço ao completar 60 anos. Esse "presente" vai contra o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor.É proibido discriminar idosos aumentando os valores cobrados nos planos de saúde em razão da idade desde 2003, quando o Estatuto do Idoso entrou em vigor (artigo 15, parágrafo 3.o). Mesmo assim, muitas operadoras continuam a reajustar os preços com o argumento de que é um direito adquirido nos contratos assinados antes daquele ano. Entretanto, o promotor de Defesa do Consumidor e do Idoso do Ministério Público, Miguel Jorge Sogaiar, explica que o estatuto é uma norma de interesse público que deve ser válida independentemente da data de assinatura do plano.

Em contratos firmados após 2003, o último reajuste por faixa etária é permitido aos 59 anos, como regula a Agência Nacional de Saúde (ANS).

Abusos

Para a advogada do Procon do Paraná, Cláudia Silvano, o ideal é reclamar de abusos o quanto antes, sem esperar o reajuste após os 60 anos. "Muitas pessoas só percebem o aumento quando chega o boleto", diz. De modo geral, os contratos são feitos por adesão, ou seja, não há discussão de cláusulas. Isso não impede que, após firmar o contrato, o consumidor questione cláusulas que considera abusivas. Nos casos em que o idoso se sentir lesado deve também se basear no Código de Defesa do Consumidor que vai contra aumentos excessivos em que há obtenção de vantagem sobre o consumidor .

Está na lei

O artigo 39, inciso V, do Código de Defesa do Consumidor proíbe práticas abusivas, como exigir do consumidor vantagem excessiva. Já o artigo 51, inciso IV, considera nulas as cláusulas contratuais que estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a igualdade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]