• Carregando...
João e a esposa envelheceram juntos, viram o filho crescer e os netos chegarem.  Aproveitam os dias da melhor maneira possível. Viajam quando podem, passeiam, curtem a família e não deixam de balançar o esqueleto em bailes da terceira idade |
João e a esposa envelheceram juntos, viram o filho crescer e os netos chegarem. Aproveitam os dias da melhor maneira possível. Viajam quando podem, passeiam, curtem a família e não deixam de balançar o esqueleto em bailes da terceira idade| Foto:

Descontos

Confira alguns benefícios a que os idosos têm direito:

> A participação de maiores de 60 anos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos metade do valor dos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer (artigo 23 do Estatuto do Idoso).

> É gratuito o transporte público coletivo aos maiores de 65 anos, com 10% dos assentos reservados a idosos e devidamente identificados (artigo 39).

> No transporte coletivo interestadual, deve haver reserva de duas vagas por veículo para idosos com mais de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos e desconto de 50% para o restante dos idosos que também estiverem no veículo (artigo 40).

Os idosos brasileiros não estão crescendo apenas em número populacional, também estão aumentando seu poder aquisitivo. Uma pesquisa do Instituto Somatório, deste ano, indica que eles movimentam cerca de R$ 7,5 bilhões por mês em todo o país e 93% deles são independentes financeiramente.

Viagens frequentemente fazem parte da programação de 64% dos entrevistados e 56% dizem ler jornais e revistas. Esses dados colocam os mais velhos numa posição econômica confortável e os tornam, consequentemente, mais aptos a gastar em cultura e lazer – dois de uma série de direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que visa o bem-estar e a participação dos idosos na sociedade.

Também são garantidos aos maiores de 60 anos os direitos à educação, esporte, diversão, espetáculos, produtos e serviços que respeitem a condição da idade. "O idoso, hoje, é um grande consumidor, com influência nas decisões da família", comenta o empresário aposentado Urandy do Val, 75 anos. Para ele, Curitiba está bem servida na questão de lazer para idosos.

Opções

O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Paraná, por exemplo, oferece programação com atividades que integram áreas de saúde, cultura, educação e lazer, como coral, ginástica, cursos de dança de salão e informática. Estima-se que 7 mil idosos tenham participado dessas atividades no ano passado. "É uma faixa etária que não para de crescer e que merece mais atenção da sociedade", afirma a analista da gerência de saúde e ação social do Sesc Paraná, Patrícia Stunitz.

Serviço:

Sesc Paraná: os preços das atividades podem ser consultados no site www.sescpr.com.br. Contato: (41) 3304-2266.

Fundação de Ação Social de Curitiba: organiza atividades gratuitas, como ioga, dança e pintura em tela.

Basta comparecer à regional mais próxima. Informações no site: www.fas.curitiba.pr.gov.br.

Vaga especial para idosos

Os direitos de trânsito reservados aos idosos vão além do transporte coletivo, o artigo 41 do Estatuto do Idoso e a Resolução 303/2008, do Conselho Nacional de Trânsito, determinam que 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados devem ser reservadas a pessoas com mais de 60 anos. Elas devem estar posicionadas em locais que ofereçam mais comodidade e acesso aos mais velhos. Em Curitiba, para poder estacionar nessas vagas é preciso fazer cadastro na Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) e deixar a credencial à mostra no painel do carro. Quem não cumpre essa regra está sujeito à multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira de motorista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]