• Carregando...
Juliano Torres, diretor-executivo do EPL: defesa da propriedade privada e na supremacia do indivíduo | Arquivo pessoal
Juliano Torres, diretor-executivo do EPL: defesa da propriedade privada e na supremacia do indivíduo| Foto: Arquivo pessoal

Serviço

O Estudantes Pela Liberdade pode ser conectado pelo site www.epl.org.br.

Eles ainda não foram "notados" pelo movimento estudantil tradicional e para Juliano Torres, diretor-executivo do Estudantes Pela Liberdade (EPL), entidade que representa e propaga as ideias da Students For Liberty no Brasil, o anonimato tem sido até benéfico. "Acredito que será mais fácil continuar fomentando um debate livre dentro do ambiente estudantil e acadêmico", afirma o militante de 25 anos e publicitário por formação.

Torres explica que o empreendedorismo e a defesa da livre iniciativa estão entre as bandeiras do grupo, que, inclusive, está criando manuais para a criação de empresas júnior. O EPL tem dois anos de existência e reúne hoje cerca de 300 membros filiados, com novas adesões ocorrendo mais fortemente nos últimos três meses.

A entidade guia-se pelo libertarianismo, uma filosofia política centrada na liberdade individual, na não-agressão, defesa da propriedade privada e na supremacia do indivíduo. "Acreditamos que uma sociedade em que as pessoas são livres para escolher e arcar com as consequências dessas escolhas é uma sociedade digna de se buscar", define Torres.

Na cabeceira dos estudantes pela liberdade estão livros de Ayn Rand (autora do clássico Atlas Shrugged ou A Revolta de Atlas), Frederich Hayek, Ludwig Von Mises, Milton Friedman e Robert Nozick. "Não ficamos restritos a esses pensadores e não concordamos com tudo que eles defenderam, mas são com toda certeza o nosso alicerce intelectual", diz o diretor do EPL.

A entidade promove grupos de leitura, debates e encontros para formatação de empresas júnior. Também está envolvida em projetos de outras entidades, como o Liberdade na Estrada, promovida pelo Instituto Ordem Livre, e com a Semana Global do Empreendedorismo.

O EPL procura ficar distante dos partidos políticos, embora parte de seus integrantes esteja também empenhada na criação de novas legendas. Torres, por exemplo, foi vice-presidente do Liber (cujo processo de criação foi paralisado) e agora auxilia na formalização do Partido Novo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]