• Carregando...

O paranaense Luiz Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), irá decidir até meados de agosto se irá participar do julgamento da constitucionalidade dos planos econômicos das décadas de 80 e 90 e as decorrentes perdas na poupança. O julgamento está suspenso na Corte por falta de quórum. “Vou aproveitar as férias de julho [recesso do STF] para refletir sobre isso. Estou construindo a decisão que devo apresentar até meados de agosto. Aproveitarei o mês de julho para firmar o restinho da convicção que falta”, disse Fachin à Agência Brasil. Fachin já advogou em uma ação sobre o prazo prescricional envolvendo o tema.

Nas cores do PSDB 1

A propaganda de redução de preço para produtos de eficiência energética, num programa desenvolvido pela Copel, provocou polêmica. O anúncio traz em destaque a redução de 45% sobre um fundo azul e amarelo (foto). Ou seja, o número e as cores do PSDB, partido do governador Beto Richa. O desconto, na verdade, nem é de 45%.

Nas cores do PSDB 2

A Copel explicou, por meio de sua assessoria, que o anúncio foi feito pelas Lojas Colombo, que ganharam a licitação para vender os equipamentos com desconto subsidiado.

Prefeituras terão o dinheiro 1

Prefeitos de várias cidades do Paraná estiveram na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (1º), para receber uma boa notícia. O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), anunciou que certidões negativas desatualizadas serão válidas para receber verbas do governo estadual de acordo com a data de assinatura dos acordos, entre 2010 e 2014. No entendimento do Tribunal de Contas (TC), os municípios não podem ser prejudicados por atrasos nos repasses dos recursos provocados, sobretudo, pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo Executivo estadual.

Prefeituras terão o dinheiro 2

Segundo a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o imbróglio atingia 40% das 399 prefeituras do estado. Dessa forma, o TC vai aceitar certidões válidas na data da celebração dos convênios, e não levará em conta a data da efetivação do repasse. Nos demais casos, porém, a sistemática de emissão de certidões liberatórias para os municípios permanece inalterada.

Na dependência do STF

O juiz Sergio Moro, que comanda os processos da Operação Lava Jato, afirmou em despacho enviado ao Tribunal Superior Eleitoral que o depoimento do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC, sobre supostos repasses ilegais à campanha de Dilma Rousseff depende de autorização do Supremo Tribunal Federal. Moro disse que a autorização do Supremo é necessária porque Pessoa fechou acordo de delação premiada que está sob sigilo. Uma eventual manifestação dele sobre Dilma, que tem foro privilegiado, poderia atrapalhar o restante das investigações.

O líder do governo está perdoado pelo chilique de ontem [terça-feira].

Marcio Pauliki (PDT), deputado estadual. Ele se referia ao deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que afirmou, na terça (30), que o governo dialoga apenas com os 33 deputados que votaram com o Executivo no dia 29 de abril.

Colaboraram: Fernando Martins, Euclides Lucas Garcia, Rogerio Waldrigues Galindo e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]