• Carregando...
Espaço premium oferece estrutura para acolher os advogados, especialmente os que vêm do interior. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Espaço premium oferece estrutura para acolher os advogados, especialmente os que vêm do interior.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Os advogados paranaenses contam com mais um espaço para integração e também trabalho e estudo. A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná reinaugurou na quinta-feira (16) o Edifício Maringá, que foi sede da instituição entre 1957 e 2006. O prédio está bem no coração de Curitiba, na rua Cândido Lopes, em frente à Biblioteca Pública. A estrutura de 12 andares passa ser o espaço para a Caixa dos Advogados do Paraná, que administrará o prédio, da OAB Prev Paraná e da ESA-Escola Superior de Advocacia.

O prédio foi modernizado a partir da técnica de retrofit, que procurou adaptar o espaço às demandas da instituição que vão desde escritórios compartilhados até salas para prática de yoga, dança de salão e coral. Há também o Centro de Inclusão Digital, que presta auxílio aos advogados que precisam de orientação com processo eletrônico; salas de aula para cursos da ESA; biblioteca, doada pelo professor Egas Dirceu Moniz de Aragão, e estandes para conveniados disponibilizarem serviços nas áreas em que há maior demanda, como convênios médicos e previdência privada dos advogados, através da OABPrev-PR.

Maringá foi centro do movimento pela redemocratização

O ex-presidente da OAB-PR e conselheiro federal José Lúcio Glomb lembra que chegou a haver uma autorização do Conselho da seccional para venda do Edifício Maringá, mas o presidente Alberto de Paula Machado não o fez e nem ele. A visão era que melhor seria fazer um reaproveitamento do propriedade, já que há muitos advogados no centro que precisam de um apoio. Glomb também enfatiza a importância da memória do prédio: “Se trata de um prédio que tem no cerne as nossa melhoras tradições, a memória das nossas lutas pela democracia, é um prédio emblemático. Digamos assim, tem bons fluidos para a advocacia”.

O advogado Eduardo Virmond se lembra que alugou junto com outro sócios o 11º andar do Edifício Maringá para servir como escritório e, depois, o dr. Vieira Neto teve a ideia de utilizar o 10º andar para ser a sede da OAB. Aos poucos, a Ordem foi comprando os andares do prédio. Em 1978, o local se tornaria um centro da luta pela democracia. Naquele ano, Curitiba sediou a Conferência Nacional dos Advogados e o então presidente da OAB-PR, Eduardo Virmond, fez um discurso pela redemocratização que se tornaria conhecido em todo o país.

Sobre as memórias do prédio, o advogado responde rápido: “A maior lembrança que nós temos é de quando não funcionava o elevador e tínhamos que subir a pé. Era uma parada dura”, brinca Virmond, o mais antigo entre os ex-presidentes da OAB-PR presentes na inauguração do Edifício Maringá.

O presidente da Caixa de Assistência, José Augusto Araújo de Noronha explica que esse é um edifício de serviços, não é administrativo, mas para atender diretamente os advogados. “O advogado deve ter o prazer de ir ao prédio, levar sua família, viver o local”, diz Noronha e acrescenta: “Vamos fazer com que o prédio tenha vida, seja um ponto de benefício, assistência e previdência do advogado paranaense”. Em seu discurso, durante a solenidade, Noronha enfatizou que todo investimento no prédio foi feito com recursos dos advogados.

Os jovens advogados deverão ser os mais beneficiados pela nova estrutura, segundo residente da Caixa de Assistência, já que haverá os escritórios compartilhados para aqueles que recém ingressaram na advocacia e muitas vezes ainda não têm onde atender seus clientes.

O presidente da OAB-PR, Juliano Breda, descreve edifício como um “pólo de serviço de aperfeiçoamento intelectual e cultural”. Ele destaca que o Maringá está em uma região estratégica, no centro da cidade, e que deverá servir para que as diversas comissões, academias e institutos do direito realizem suas atividades.

A sede do Ahú continuará abrigando os serviços que hoje são prestados lá e também a diretoria da OAB-PR e da Caixa dos Advogados

Impressões

Vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou da solenidade de reinauguração e considerou o edifício um espaço de primeiro mundo. “O trabalho demonstra que a OAB está preocupada em oferecer aos advogados as melhores condições para exercerem seu trabalho . Conhecendo todo o Brasil inteiro, estou muito bem impressionado”, disse Lamachia.

“O edifício foi o centro do debate político na redemocratização do país representa compromisso para com a cidade e a sua história”, diz o ex-presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Ophir s Cavalcante, que acompanhou a reinauguração do Edifício Maringá. Para ele, a seccional do Paraná é a mais organizada do Brasil. “O sistema OAB tem na OAB-PR e na Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná a sua melhor representação, falo isso sem nenhum demérito às demais, que deveriam se espelhar [na seccional daqui]”, diz Cavalcante.

Assista ao vídeo da OAB sobre a história do Edifício Maringá

  • Vista do Edifício Maringá, em frente à Biblioteca Pública .
  • Fachada do Edifício Maringá
  • Biblioteca.
  • Biblioteca.
  • Sala de reuniões.
  • Sala de aula da Escola Superior de Advocacia.
  • Sala de inclusão digital.
  • Espaço para advogados que vêm do interior utilizarem.
  • Cafeteria.
  • Refeitório.
  • Espaço premiu, para descanso e integração dos advogados.
  • Espaços para campanha de vacinação, massoterapia e atendimento da nutricionista.
  • Sala para aulas de Yoga , dança e coral.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]