• Carregando...
Joaquim Levy, ministro da Fazenda, é o novo foco de crise dentro do governo federal. | Ueslei Marcelino/Reuters
Joaquim Levy, ministro da Fazenda, é o novo foco de crise dentro do governo federal.| Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Preocupado com o fogo amigo e com o isolamento dentro do governo, o ministro da Fazenda Joaquim Levy procurou a presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer na quarta-feira (2) para reclamar da situação e sinalizando com a possibilidade de deixar o governo. A informação foi publicada na edição desta quinta-feira (3) (3) do jornal Folha de S.Paulo. Pressionado, Levy ficará afastado do país até o dia 9 setembro para participar de eventos na Turquia, Espanha e França.

Após conversar com o ministro por telefone, Dilma defendeu Levy publicamente em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, afirmando que o ministro “não está desgastado” e nem “isolado” dentro do governo. “Isolado de mim ele não está”, disse. “O ministro Levy não está desgastado dentro do governo. Ele participou conosco de todas as etapas da construção desse Orçamento. Ele tem o respeito de todos nós”, completou.

Dilma prepara novo tributo e promete rever Orçamento

Plano é dar uma nova cara a CPMF e recriá-la para a ajudar a equilibrar o rombo de mais de R$ 30 bilhões projetado para 2016

Leia a matéria completa

Segundo pessoas próximas a Levy, o ministro está aborrecido por não conseguir colocar em prática sua estratégia para recolocar a economia nos eixos, perdendo, “dia após dia as batalhas internas”. Por enquanto, internamente, ninguém cogita uma demissão de Levy.

A última derrota do responsável pela Fazenda foi o envio ao Congresso do Orçamento para 2016 com um déficit de R$ 30,5 bilhões. Levy defendia um corte maior nos gastos, mas perdeu a batalha pra o ministro do Planejamento Nelson Barbosa, que defendia o orçamento deficitário. Dilma fechou questão com Barbosa.

Em meio à crise econômica, governo é pressionado por greves de servidores

Enquanto categorias exigem reajustes, população sofre com paralisações

Leia a matéria completa

A oposição aproveitou para cutucar Dilma. Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), disse nesta quarta-feira (2) que o fato de a presidente Dilma Rousseff ter sido pressionada a fazer um desagravo público ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fragiliza ainda mais a permanência dele no cargo.

“Hoje [quarta] a presidente veio a público dizer que seu ministro da Fazenda está prestigiado. Ela, com isso, apenas fragiliza ainda mais o ministro da Fazenda que vem tendo a sua ortodoxia quebrada a cada instante por aquela velha visão da matriz econômica que conduzia o governo nos últimos anos”, afirmou Aécio.

Viagem

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (3) informa que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ficará afastado do país até o dia 9 setembro. Ele vai para participar de eventos na Turquia, Espanha e França.

Na Turquia, Levy estará em reuniões de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, em Ancara. Na Espanha, o ministro participará do “Seminário Infraestrutura, o estímulo da economia brasileira” e de reuniões com empresários, em Madri. Na França, na capital Paris, Levy terá reuniões na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Diário Oficial ainda formaliza a participação do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nos eventos do G20 na Turquia. De acordo com o despacho, Tombini ficará afastado até o dia 8 de setembro. Além dos compromissos do G20, Tombini ainda cumprirá agenda no âmbito da reunião bimestral do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]