• Carregando...
Rossetto busca uma maneira de tornar o caixa previdenciário viável. | Valter Campanato/Agência Brasil
Rossetto busca uma maneira de tornar o caixa previdenciário viável.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O novo ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, assumiu o cargo nesta terça-feira (6) prometendo mudanças no regime de aposentadoria. Ele disse que o governo apresenta ainda este mês algumas medidas de curto e longo prazos, que podem ser chamadas “de mudanças ou reforma da Previdência”.

Uso político do Ministério da Saúde ameaça programas do SUS

Leia a matéria completa

No discurso, o ministro destacou que a sociedade terá que encarar o problema da sustentabilidade da Previdência Social, diante das mudanças no perfil da demografia brasileira – com aumento da expectativa de vida das pessoas e ao mesmo tempo queda na taxa de natalidade. Em 2013, explicou, para cada idoso acima de 65 anos, havia 9 trabalhadores ativos para sustentar o regime; em 2030, essa relação cairá para 5,1.

“O governo já vem trabalhando desde o início do ano [mudanças nas regras da pensão] e estamos preparando outras iniciativas no mês de outubro (...) temos que preservar os benefícios e a sustentabilidade desse grande patrimônio que é a Previdência Social. Essa é uma orientação clara da presidenta Dilma Rousseff”, disse o ministro.

Ele mencionou que para isso, é preciso construir consensos no Fórum criado pelo governo para tratar do tema e que a atuação do Congresso Nacional será fundamental na aprovação da reforma da Previdência. Rossetto disse que vai intensificar o diálogo com representantes dos trabalhadores, empresários e com os parlamentares. Destacou que ainda o país precisa equilibrar rapidamente as contas públicas para voltar a crescer e gerar empregos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]