• Carregando...
Aécio e Alvaro, que planeja sair do PSDB para disputar o Planalto. | Cesar Machado/Gazeta do Povo/Arquivo
Aécio e Alvaro, que planeja sair do PSDB para disputar o Planalto.| Foto: Cesar Machado/Gazeta do Povo/Arquivo

Caso as eleições para a Presidência fossem hoje, se dependesse do Paraná, os senadores Aécio Neves (PSDB) e Alvaro Dias (PSDB ) disputariam o segundo turno. Alvaro planeja sair do PSDB e disputar o Planalto em 2018 por outro partido – provavelmente o PV. Nesse cenário, ele teria 21,2% dos votos, enquanto Aécio alcançaria 31,2%. Marina Silva (Rede) e Lula (PT) ficariam tecnicamente empatados em terceiro lugar, com cerca de 10% das intenções de voto cada.

Lula em baixa

O ex-presidente Lula tem entre 10% e 12% das intenções de voto em todos os cenários pesquisados . De acordo com o cientista político Ricardo Oliveira, isso se deve à uma sólida rejeição dos paranaenses ao PT.

As intenções de voto atribuídas a Alvaro no estado têm relação com o fato de o senador ser paranaense, mas também podem ser explicadas pela expressiva votação que o tucano alcançou para o Senado, em 2010. “O Alvaro tem a explicação que é um político veterano e teve uma votação expressiva para o Senado”, avalia o cientista político e sociólogo Ricardo Oliveira, professor da UFPR. “É um nome que sempre se pôs nas mídias e representa o lado oposicionista no Paraná.”

Em um segundo cenário, sem a presença de Alvaro, Aécio teria 42,3% dos votos dos paranaenses, enquanto Lula e Marina ficariam tecnicamente empatados em segundo lugar. Marina teria 13,4% das intenções de voto, enquanto Lula ficaria com 12%.

A boa colocação de Aécio nas pesquisas também pode ser explicada pelo “recall” (lembrança) das eleições de 2014, quando o tucano venceu a disputa no Paraná. “Mesmo assim,ele está abaixo do que recebeu no 2.º turno em 2014, o que mostra que ele não controla toda a votação que ele recebeu”, diz Oliveira.

Alckmin

Se o candidato tucano fosse o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o PSDB perderia força, mas continuaria em 1.º lugar nas intenções de voto dos paranaenses, com 28,6%. Segundo Oliveira, pesam nas intenções de voto as dificuldades que Alckmin enfrenta no governo paulista. “Principalmente algumas crises, como a crise hídrica e agora a questão dos estudantes do ensino médio, o que também corrói bastante a imagem dele”, explica. Nesse cenário, Marina Silva ficaria em segundo, com 18,2% e Lula em terceiro, com 12,1%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]