• Carregando...
Marco Aurélio Mello, ministro do STF: desabafo contra a corrupção no país. | Divulgação/STF
Marco Aurélio Mello, ministro do STF: desabafo contra a corrupção no país.| Foto: Divulgação/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou nesta segunda-feira (3) que os desdobramentos das investigações do esquema de corrupção mostram que agora “o crime [age] no atacado, não mais no varejo” como no escândalo do mensalão.

A força-tarefa da Operação Lava Jato colocou em prática nesta segunda mais uma fase, prendendo o ex-ministro José Dirceu, condenado pelo STF no julgamento do mensalão e que cumpria prisão domiciliar.

Para vice-presidente nacional do PT, Lava Jato não pode paralisar o país

Horas após a prisão do ex-ministro José Dirceu na manhã desta segunda-feira (3), o vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (CE), disse que as investigações da Lava Jato e cada nova prisão não podem paralisar o país. “É isso que a oposição quer.”

Leia a matéria completa

Segundo o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que integra a força-tarefa da Operação Lava Jato, o esquema de corrupção na Petrobras utilizou o mesmo procedimento do mensalão: a compra de parlamentares para formação de apoio ao governo.

Bom Dia, Brasília Especial: A repercussão da prisão de Zé Dirceu em Brasília

A correspondente André Gonçalves conta como foi recebida na capital federal a nova prisão do ex-ministro

Leia a matéria completa

Marco Aurélio disse que, em um discurso de posse em 2006 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), classificou o mensalão de maior escândalo de corrupção e foi criticado, sendo que atualmente as implicações do caso da Petrobras se mostram maiores.

“Quando eu tomei posse em 2006 no TSE eu fiz um discurso que foi considerado muito ácido. Mas foi um discurso leve. Eu falei que era o maior escândalo da República. Hoje nós temos aí esse que envolve o crime no atacado, não mais no varejo”, afirmou.

O ministro disse que o alcance da Lava Jato é importante para mostrar a estabilidade das instituições.

“O importante é que as instituições estão funcionando. A Polícia Federal e o Ministério Público e o Judiciário. A quadra, ao meu ver, é alvissareira, porque não se esconde mais essas mazelas. Elas afloram a partir inclusive do que foi veiculado pela imprensa, há descoberta de fatos e ante esses fatos se tem os inquéritos e as ações penais. Vamos buscar novos rumos, melhores dias para o Brasil”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]