• Carregando...
Abi no momento em que deixa a prisão: ele seria o dono de oficina. | Gilberto abelha/Jornal de Londrina
Abi no momento em que deixa a prisão: ele seria o dono de oficina.| Foto: Gilberto abelha/Jornal de Londrina

O Tribunal de Contas do Paraná (TC) chegou a suspender o contrato do Departamento Estadual de Transporte Oficial (Deto) com a Providence Auto Center, alvo de investigação do Gaeco. O TC, porém, voltou atrás da decisão depois que o estado recorreu, ainda em dezembro de 2014, logo que o contrato foi assinado.

Segundo a investigação, mesmo quando o contrato esteve suspenso, o ex-diretor do Deto Ernani Delicato orientou Ismar Ieger, o dono oficial da oficina, a continuar a prestar serviços, desobedecendo a decisão do TC. A orientação foi captada nas interceptações telefônicas feitas pelo Gaeco com autorização da Justiça. Segundo o órgão, Ieger seria “laranja” de Luiz Abi Antoun, primo em sétimo grau do governador Beto Richa (PSDB). Abi seria o verdadeiro dono da Providence.

Em conversa telefônica de 18 de dezembro, Delicato diz para Ieger que “o Tribunal [de Contas] mandou suspender [o serviço]”. E prossegue: “Claro que nós não vamos suspender, não tem cabimento”. Delicato orientou a Ieger que, se alguém perguntasse sobre o serviço, era para ele responder que estava “executando as ordens de serviço que já estavam prontas”. “Não vai parar contrato, não vai parar nada. É questão jurídico e política que precisa da gente fazer essas manobras aí”, completa o ex-diretor do Deto em outro trecho da conversa. Dias depois a liminar suspendendo o contrato foi revogada pelo TC.

Liminar

O contrato foi suspenso liminarmente pelo TC atendendo a recurso da Montavel, oficina que prestava o serviço de manutenção da frota de veículos na região. O diretor do Deto é acusado em denúncia criminal proposta nesta semana pelo Ministério Público de ter forçado a contratação emergencial da Providence, apesar da possibilidade de renovar em caráter excepcional o contrato com a Montavel.

Outro lado

Os advogados de Delicato e Ieger não foram localizados. O advogado Antônio Carlos Coelho Mendes, que defende Abi, diz que não discute casos em que advoga pela imprensa. (FS)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]