• Carregando...
Natiruts e sua influência na música eletrônica
| Foto: Amabely Denk

Não é nenhuma novidade que a música eletrônica deve muito a música reggae. Principalmente no que se refere aos processadores de efeitos, delays, echos e reverbs. Afinal de contas, foi através do dub reggae, no final dos anos 60 / início dos anos 70 que esses efeitos passaram a ser mais evidentes nas músicas, chegando inclusive a se transformar em um estilo musical próprio. O próprio termo dub, já vem da cultura do remix, da releitura musical, removendo partes dos vocais das músicas e criando-se novas obras.

Natiruts em San Diego - Califórnia.
Natiruts em San Diego

No último dia 24 de Maio de 2023, a banda brasiliense Natiruts passou pela cidade de San Diego na Califórnia trazendo seu último show, recheado de seus clássicos e canções inéditas que ainda sairão em seu próximo álbum. 

Com a banda completa, no total de 11 músicos, incluíam-se guitarras, bateria, percussão, baixo, metais, backing vocals e o líder Alexandre Carlo, levantando o público com seu carisma e uma mistura de portunhol e inglês. A banda tem fãs pelo mundo todo, inclusive pelo México, do ladinho de San Diego. 

Em sua turnê pelos Estados Unidos, a cidade de San Diego foi a única que teve duas apresentações. Além de seus dois shows em San Diego, a banda também passou pelas cidades de Hollywood na Flórida, Nova Iorque, Boston, Los Angeles e no festival Cali Roots em Monterey, na Califórnia, um dos festivais mais importantes do reggae mundial. 

Nosso estilo de música, a música eletrônica, como mencionado no início desta matéria, deve muito ao reggae. E foi justamente por isso que fomos observar e prestigiar este show na cidade de San Diego. 

Com o software Ableton Live de ladinho, muito utilizado nas produções musicais de música eletrônica, pudemos observar timbragens totalmente eletrônicas em suas músicas, operado pelo baterista da banda, soltando bases e sons cheios de efeitos sonoros, delays, echos e muito reverb. Além do Ableton Live, é claro, sintetizadores na Nord despontavam em suas músicas. A aproximação da nossa cultura da música eletrônica, em muitas situações, percebe-se nitidamente essa carga cultural nas músicas do Natiruts, e vice-versa. 

Podemos dizer que, de olhos fechados, o reggae e a música eletrônica têm muito em comum. Além do beat profundo, a linha de baixo envolvente e os grooves percussivos, foi fácil perceber o público dançando, como nos eventos de house e techno. 

É importante o público da música eletrônica perceber, reconhecer e admirar a herança vindo do reggae music. Muito deve-se ao pioneiro do dub reggae, Lee “Scratch” Perry, que foi o responsável pela criação deste estilo musical jamaicano. 

Quer saber mais sobre o dub reggae ? Corre no Spotify e procure artistas como Osbourne “King Tubby” Ruddrock, Errol Thompson e Augustus Pablo. Além de, é claro, Mad Professor.

Quer curtir mais Natiruts ? Acesse https://open.spotify.com/artist/4PhdYoQGH8s1xee81dqQOO?si=bACXfjPlT9mkT_kH3r5bpA

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]