• Carregando...
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo| Foto:
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O ex-boxeador Acelino Popó Freitas afirmou nesta quarta-feira (10) que há manipulação de resultados na Rio-2016.

Segundo o comentarista do Sportv, os árbitros estão sendo tendenciosos, conforme o jornal The Guardian, da Inglaterra, havia publicado antes do início da Olimpíada.

Na reportagem do periódico londrino, uma fonte de alto cargo na  Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) disse que não existe ‘nenhuma dúvida’ do esquema de corrupção.

“Está havendo [manipulação de resultados]. Você viu a reportagem antes da Olimpíada, de um árbitro falando que têm resultados tendenciosos, e isso está sendo comprovado aqui. Estamos vendo agora, ao vivo para o mundo todo, e nosso país está comprovando isso. Acontece muito… Vemos lutas boas, fáceis de marcar, não uma luta difícil que foi equilibrada, mas uma luta que você sabe quem ganhou, mas isso não acontece”, falou o ex-pugilista ao Globoesporte.

A vitória de Robenilson de Jesus sobre o argelino Fahem Hammachi, por decisão dividida, é um exemplo do esquema, acredita Popó. Na visão do brasileiro, não há outro resultado a não ser decisão unânime para o boxeador baiano.

Os juízes, porém, apontaram pontuações diferentes (30-27, 29-28 e 28-29).

“Há vários países, como Cazaquistão e Uzbequistão, que têm arbitragens totalmente tendenciosas, puxam para o lado deles. Pode reparar. Se lutar os EUA ou qualquer país contra Cazaquistão e Uzbequistão, sempre tem um árbitro que dá para estes. A luta do Robenilson foi a mesma coisa. Ele ganhou os três rounds, e teve árbitro que deu resultado diferente”, opinou.

Segundo a reportagem do GE, a Aiba negou qualquer sistema de favorecimento nos Jogos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]