• Carregando...
Em Comer, Rezar, Amar, Javier Bardem é tão brasileiro quanto eu sou armênio
| Foto:
Divulgação
Javier Bardem é um “brasileiro” que conquista o coração congelado de Julia Roberts.

Confesso que até curti alguns momentos de Comer, Rezar, Amar. Julia Roberts esbanja carisma e as duas primeiras partes, rodadas na Itália e na Índia, têm lá seus bons momentos.

É claro que o filme é uma enxurrada de clichês: na Itália, todos os homens são românticos, galenteadores e o país vive para comer e mergulhado em hedonismo perpétuo; na Índia, a pobreza verte das ruas, assim como mosquitos, espiritualidade e misticismo estão no ar que se respira.

Mas acho que nesses dois “capítulos” da história verdadeira da jornalista e escritora Elizabeth Gilbert, o espectador vai encontrar alguma verdade em meio a lugares-comuns tão redutores sobre os páíses que ela escolhe em sua jornada de autoconhecimento.

Eu pelo menos me vi refletindo a respeito da busca ds personagem por algo que a tirasse do estado de letargia existencial e emocional em que se encontrava. E, como enxergamos essas localidades através do olhar estrangeiro de Liz, a superficialidade da abordagem até faz algum sentido.

Ó filme, no entanto, descamba quando ela chega a Bali, na Indonésia, e se inicia a porção “Amor” da trama. Acho Javier Bardem um ator de primeira, mas Felipe, seu papel no filme, é tão brasileiro quanto eu sou espanhol, ou armênio. Além do português canhestro do ator ibérico, há vários equívocos, como, por exemplo, dizer que os pais beijam seus filhos homens nos lábios aqui no Brasil.

Também achei um baita clichê usar Bebel e João Gilberto na trilha sonora, para caracterizar o “universo brazuca” de Felipe. Gosto dos dois cantores, mas vamos combinar que bossa nova é uma escolha bem preguiçosa, né?

Na posição de espectador brasileiro, não me senti insultado, mesmo porque Felipe é um personagem superpositivo. Apenas incomodado pela total artificialidade da sua caracterização. Isso me afastou da trama, quebrou o clima e me fez duvidar do amor e do encontro com si mesma da protagonista que o filme tenta vender.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]