• Carregando...
Revista Mundo Estranho escolhe os 10 melhores filmes baseados em super-heróis
| Foto:
Edição especial da Mundo Estranho pode ser encontrada nas bancas por R$ 11.

Edição especial da Mundo Estranho pode ser encontrada nas bancas por R$ 11. (Foto: Divulgação)

A revista Mundo Estranho, da editora Abril, lançou neste mês uma edição especial dedicada aos super-heróis – esses seres poderosos, cativantes e muitas vezes bizarros que invadiram há alguns anos as salas de cinema e não dão mostras de que vão sair de lá tão cedo. A revista, intitulada Os 100 Melhores Clássicos de Super-Heróis, compila grandes sagas vividas pelos personagens nos quadrinhos e também destaca aparições em games, cinema e televisão.

É uma edição interessante para quem se interessa por este universo, embora não traga grandes novidades – os textos sobre as sagas nas HQ’s se limitam a apresentar uma sinopse das histórias, trazendo alguma curiosidade vez ou outra.

Uma seção que se destaca e que rende uma discussão boa é o ranking elaborado pela revista que destaca os 10 melhores filmes produzidos até o momento, baseados em super-heróis. Em ordem crescente (pra dar um suspense), são eles:

10. Kick-Ass (2010)

9. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

8. Superman: O Homem de Aço (2013)

7. Homem-Aranha 2 (2004)

6. Homem de Ferro (2008)

5. X-Men 2 (2003)

4. Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

3. Superman (1978)

2. Os Vingadores (2012)

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

O segundo filme da trilogia do Batman de Christopher Nolan é apontado como o melhor filme baseado em super-heróis.

O segundo filme da trilogia do Batman de Christopher Nolan é apontado como o melhor filme baseado em super-heróis. (Foto: Divulgação)

Vale reforçar que o ranking da revista se baseia em personagens de histórias em quadrinhos, mas leva em conta somente as adaptações ligadas a super-heróis. Ficam de fora, portanto, grandes filmes baseados em HQ’s e graphic novels, como Estrada para a Perdição (Road to Perdition, 2002), Marcas da Violência (A History of Violence, 2005), Sin City: A Cidade do Pecado (Sin City, 2005), Azul é a Cor Mais Quente (La vie d’Adèle, 2013) e tantos outros.

A lista da Mundo Estranho, acredito, tem algumas unanimidades, que de fato merecem ser lembradas por quem curte super-heróis ou um bom cinema de entretenimento, de forma geral. Neste grupo estão Batman – O Cavaleiro das Trevas, Os Vingadores, o Superman de 1978 e Homem de Ferro.

Por outro lado, senti falta de:

– Batman (1989): já falei aqui no blog como o filme de Tim Burton influenciou o gênero de super-heróis.

X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, 2011): pra mim o melhor filme dos mutantes até agora.

– Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014): simplesmente por ser divertido demais e provar que mesmo personagens obscuros podem agradar o grande público se embalados em uma boa história.

– Hellboy II – O Exército Dourado (Hellboy II: The Golden Army, 2008): Hellboy não é bem um super-herói “tradicional”, mas merecia estar na lista, monopolizada por personagens da Marvel e DC.

Em relação ao ranking da revista, eu só deixaria de fora, sem sombra de dúvida, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, um filme que gerou grande expectativa mas acabou se mostrando dispensável, ainda mais depois da boa repercussão de X-Men: Primeira Classe. Alguém aí ainda aguenta Hugh Jackman e seu Wolverine?

Claro que todos estes pitacos são só uma desculpa para convidar você a deixar nos comentários quais são seus filmes preferidos de super-heróis e qual a sua avaliação do ranking da Mundo Estranho. Quais destes 10 filmes merecem estar na lista? Quais são dispensáveis? 

**

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre filmes!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]