• Carregando...
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil| Foto:
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A manobra barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que impede o julgamento de recurso em plenário de pedidos de impeachment arquivados pelo presidente da Câmara tem sido tratada como uma vitória do PT contra a oposição liderada pelo PSDB.

Em 1999, no entanto, os petistas usaram do mesmo mecanismo para tentar abrir processo de impeachment contra o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Na época, FHC foi alvo de pedido de impeachment formulado pelo deputado petista Milton Temer (SP). Ele acusou FHC de cometer crime de responsabilidade durante a execução do Programa de Estímulo à Reestruturação do Sistema Financeiro Nacional (Proer).

O então presidente da Câmara e hoje vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), rejeitou o pedido. O próprio Milton Temer recorreu ao plenário.

O recurso foi rejeitado por 342 parlamentares e apoiado por 100. Com isso, o impeachment de FHC permaneceu arquivado.

Da lista dos 100 que queriam a admissão do pedido, constam o nome de vários petistas hoje empenhados em impedir o processo contra Dilma, como os hoje ministros Aloizio Mercadante (foto), Jaques Wagner e Ricardo Berzoini.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]