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Educação e Trabalhos Manuais: O artesanato como ferramenta de aprendizagem
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Hoje vivemos uma era espiritual, como apontam diversos estudiosos do comportamento humano, no sentido do resgate de valores e em que as pessoas voltam a olhar umas para as outras e buscar referências importantes de quem são e de sua história em relação ao mundo e à comunidade onde vivem. Com isso, voltam sua atenção a produtos feitos a partir de trabalhos manuais. Elas chamam atenção pela beleza e também pelo cuidado e pela delicadeza das técnicas aplicadas. Como ferramenta educativa, o artesanato também se mostra uma opção muito positiva em relação às habilidades que pode desenvolver no aluno.

No Colégio Sion Curitiba, em alinhamento com a Metodologia Montessori, que orienta a linha pedagógica da escola, adotamos o artesanato como uma expressiva ferramenta educativa. Dentro da proposta de uma educação integrada, que estimula tanto o conhecimento e o raciocínio quanto a sensibilidade e abstração para um pensamento crítico no aluno, adotamos o artesanato como um instrumento pedagógico, adotado para os estudantes do Ensino Integral nas duas unidades da escola, localizadas no Batel e no Solitude.

As técnicas aprendidas contemplam trabalhos manuais como crochê, bordado e patchwork. A escola dispõe também de teares, que os alunos aprendem a manusear na Casa da Paz, localizada no Sion Solitude.

Integrada à dinâmica educacional do Colégio Sion, a Casa da Paz recebe durante o exercício da carga horária escolar os alunos da escola em atividades de arte e artesanato, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano).

Os alunos, nestas atividades, desenvolvem aptidões diversas, como atenção ao detalhe, coordenação, habilidades manuais, senso estético, além de aprenderem sobre arte, história, materiais e resolução de desafios. Aprendem também a trabalhar em equipe e a dar continuidade a projetos, já que o trabalho no tear é desenvolvido por diferentes turmas em sinergia. Desenvolvem ainda atributos como capacidade de superação, criatividade, liderança, planejamento, paciência e persistência.

Envolvendo criação, planejamento, organização, concentração e colaboração, além de aprendizado de técnicas, arte e história, entre outras abordagens interdisciplinares, o artesanato contribui na educação para a formação de adultos dinâmicos, flexíveis, perceptivos, habilidosos, zelosos e com boa disposição tanto para liderar projetos quanto para atuar em equipe, percebendo o valor de cada um.

Casa da Paz e vocação social

Os trabalhos manuais como ferramenta educativa estimulam o desenvolvimento de atributos como concentração, criatividade, planejamento e cooperação, além de senso estético e planejamento.

Percebemos que investir em uma estrutura voltada ao desenvolvimento de técnicas e habilidades diversas também pode contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Por isso, o espaço da Casa da Paz, que faz parte da história do Colégio Sion e, no início, atendia gratuitamente alunos carentes, ensinando o ofício de artesão, ainda hoje prossegue com sua vocação social. Desenvolvemos atualmente com a Casa da Paz, nos horários em que o espaço não está sendo usado em atividade escolar, um projeto da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).

O local abriga o chamado Projeto da Paz. Implantado no ano de 2016 como um projeto social da Associação do Colégio Nossa Senhora de Sion – Casa da Paz, o projeto é certificado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em função do trabalho assistencial, cumprindo os Padrões de Qualidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 e 12 anos em situação de vulnerabilidade social.

Além do aprendizado técnico e artístico, o objetivo do Projeto da Paz é o estímulo à convivência e a habilidades inter-relacionais.

 

*Artigo escrito por Juliana Pedroso,coordenadora de Ensino Médio no Colégio Sion.  O Colégio Sion colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

 

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