• Carregando...
Equipe do Programa Saúde da Família atualiza o quadro na cidade de Anahy. (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)
Equipe do Programa Saúde da Família atualiza o quadro na cidade de Anahy. (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)| Foto:

 

Equipe do Programa Saúde da Família atualiza o quadro na cidade de Anahy. (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Equipe do Programa Saúde da Família atualiza o quadro na cidade de Anahy. (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Durante a produção de matérias sobre saúde no Oeste do Paraná nos surpreendeu o cuidado das agentes comunitárias da cidade de Anahy para atualizar o mapa do Programa Saúde da Família (PSF). Fomos pegar café na sala em que o grupo trabalhava para atualizar a maquete. Durante a conversa, ficamos sabendo que o mapa tem 14 anos de tecnologia acumulada na cidade e o atual formato é utilizado há dois.

Aos fatos. O PSF caracteriza-se pela visita de uma equipe de saúde na casa de cada morador da cidade. A ideia é prevenir problemas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão e, com isso, diminuir a necessidade de consultas e exames em decorrência da doença. Ou seja: prevenir ao invés de somente curar. A partir do levantamento in loco, os agentes comunitários traçam um perfil de cada residência. “Nós temos o mapa na cabeça, mas (a maquete) facilita para quem é de fora ou para uma agente de outra área da cidade”, explica Jacira Oliveira de Carvalho Jandrey, agente comunitária do PSF há 14 anos em Anahy.

Segundo ela, uma das principais vantagens da visualização rápida das características de cada residência facilita no combate à dengue. Ao ser detectado um caso suspeito da doença, é feito um contorno ao redor da casa do paciente suspeito e é promovido o que eles chamam de “bloqueio”. Todas as casas são visitadas, larvas do mosquito são coletadas, água parada é retirada e os moradores são conscientizados. “Fica mais fácil ver (onde atuar) no mapa”, diz Jacira.

Na conversa com o grupo, descobrimos ainda que o cuidado em produzir mapas detalhados com as características de saúde dos moradores não é uma exclusividade da cidade e existe até uma empresa especializada em produzir as casas, personagens e legendas para o mapa. Será que na cidade em que você mora existe um mapa desses para descrever sua casa e como está a saúde de quem mora contigo? Eu fiquei na dúvida.

…………………………………………………………………….

Participe

O que fará o Oeste do Paraná se desenvolver? Escreva aqui e ajude a mostrar o que pode ser feito pelo Poder Público para melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui.

Onde estamos

Veja aqui em que cidade estamos agora e acompanhe nosso deslocamento pelo estado.

Isso é trabalho?

Entenda aqui o por quê Gazeta do Povo está bancando a viagem de dois caras por todo o Paraná. Apesar da diversão ao conhecer lugares e pessoas novas, “aqui é trabalho”, como diria o Muricy Ramalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]