• Carregando...
A importância da cultura organizacional
| Foto: Freepik

Apesar de o termo nos remeter ao mundo corporativo, a cultura organizacional nada mais é do que o conjunto de práticas, valores, hábitos, comportamentos e crenças que compõem uma organização, independente do setor em que atue. Esse conjunto é a base de todas as iniciativas, projetos e propostas que serão colocados em prática, portanto é essencial que todos os colaboradores, sejam eles remunerados ou voluntários, estejam cientes e possam contribuir para fortalecer essa cultura. A Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), OSC de Curitiba, é um exemplo de como é possível desenvolver seus voluntários e alcançar melhores resultados dando foco à cultura organizacional.

A organização foi fundada em 2004 e atua em todo o Brasil desenvolvendo a empregabilidade de pessoas com deficiência e jovens, além de preparar empresas para que se tornem mais inclusivas e aptas a contratar esses profissionais e mobilizar a sociedade em prol da inclusão. Contando com mais de 50 empresas parceiras, a Unilehu já beneficiou mais de 20 mil pessoas através dos diversos programas ofertados.

As principais iniciativas da Unilehu são os programas: Mais Eficiência, que oferece atendimento gratuito a pessoas com deficiência no desenvolvimento da empregabilidade, atendimento de demandas psicossociais e encaminhamento para o mercado de trabalho; Mais Aprendiz, com foco na inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado profissional através da aprendizagem; Supera, programa de geração de renda com oficinas de produção de brindes e presentes nas modalidades de costura, estamparia e artesanato, fabricados por pessoas em vulnerabilidade social; CEI Mundo para Todo Mundo, que atua na educação inclusiva para crianças de 2 a 5 anos, com e sem deficiência, com caráter comunitário e social; e IPP Brasil, programa de fomento e apoio aos paratletas amadores e profissionais, nas diversas modalidades esportivas adaptadas de esportes de equipe e individuais.

Para garantir o sucesso e a continuidade dos programas, a OSC investiu no Projeto Somos todos Unilehu, com foco na melhoria de desempenho e mudança de cultura organizacional. Através de treinamentos, workshops, ações de comunicação e construção de um novo planejamento estratégico, bem como iniciativas de empoderamento das equipes, valorização dos funcionários e preparação das lideranças, a Unilehu viu uma transformação significativa no ambiente de trabalho. Na percepção dos colaboradores, mensurada através de pesquisas, os aspectos organizacionais nos quais as melhorias foram mais perceptíveis foram: o trabalho em equipe, o clima organizacional, o engajamento e senso de pertencimento.

O Projeto Somos todos Unilehu garantiu à instituição o reconhecimento do 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, realizado em 2019 pelo Programa Impulso do Instituto GRPCOM, na categoria gestão de pessoas.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]