• Carregando...
A importância da gestão financeira no terceiro setor
| Foto: Freepik

Sabemos o quanto pode ser difícil captar recursos financeiros para uma organização sem fins lucrativos; são muitas as variáveis envolvidas e nem sempre atingimos o objetivo traçado inicialmente. Mas já pensou batalhar arduamente para atingir esse objetivo e não conseguir colocar os projetos em prática por falta de planejamento e gestão? Pois é, apenas o dinheiro em si não resolve os problemas e nem realiza a transformação social.

Foi pensando em utilizar da melhor maneira possível seus recursos financeiros que a Casa Acolhedora Mãe e Senhora de Todos os Povos, OSC de Londrina-PR, procurou o apoio do Programa Impulso. A Casa Acolhedora surgiu de uma iniciativa de um diácono e uma irmã da Igreja Católica, que decidiram desenvolver um trabalho na Capela do Bairro Parque Universidade I. Voluntários passaram a prestar assistência as crianças e adolescentes que ficavam nas ruas do bairro, executando ações preventivas e protetivas baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Hoje a Casa oferece um serviço conhecido como “Convivência e Fortalecimento de Vínculos” para 90 crianças e adolescentes, além de um atendimento familiar por meio do Serviço Social, que busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Mas para realizar esses serviços tão necessários e transformar as vidas de crianças, adolescentes e familiares, a OSC precisava de mais que recursos, fossem eles humanos (voluntários dispostos a trabalhar por um propósito) ou financeiros. Percebendo que para colocar boas ações em prática era preciso se organizar, a Casa Acolhedora buscou o Programa Impulso que, através de cursos e capacitações, instruiu a equipe e ajudou a OSC a conhecer suas forças e fraquezas, qualificar seus voluntários e fazer a gestão de seus recursos financeiros de forma organizada e transparente.

A OSC investiu em uma ação que envolve lançamentos diários, separados por centro de custo, planilhas e relatórios. Um colaborador cuida especificamente das planilhas, da prestação de contas, emissão de recibo, controle e captação de recursos. Através de uma assembleia extraordinária, a instituição divulga um relatório anual e garante a transparência de todas as suas movimentações. Essa ação garantiu à Casa Acolhedora o reconhecimento do Prêmio Impulso em 2019, na categoria Gestão de Projetos.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]