• Carregando...
Mobiliza: Encerramento celebra conexões que enriquecem o Terceiro Setor
| Foto: Foto: Arianne Cordeiro

Se você acredita que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) – que ainda conhecemos pelo nome “ONGs” – dependem apenas de doações e da boa vontade de seus voluntários, provavelmente nunca teve a oportunidade de acompanhar uma delas de perto. Elas precisam de muito mais do que isso! Para garantir que boas intenções se tornem projetos de verdade e possam gerar impacto na sociedade, é preciso que tudo esteja muito bem organizado: desde a ideia até as ações.

Em 2022, o Instituto GRPCOM, Instituto IBGPEX e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, lançaram o Projeto Mobiliza, que busca melhorar a captação de recursos e fortalecer a rede das Organizações da Sociedade Civil do Paraná. Ao longo do último semestre do ano passado, as 21 OSC selecionadas pelo programa, de 10 municípios paranaenses, participaram de cursos de capacitação com especialistas e mentorias nas áreas de gestão e comunicação.

Foram meses de trabalho, aprendizado e conexão. Especialistas se tornaram professores e mentores; voluntários e funcionários das OSC se tornaram aprendizes; e o Terceiro Setor já começou a colher os frutos dessa mobilização. Para a empreendedora social Giselle Lima, cofundadora e presidente da PALCO ESCOLA – Ações em Valores Humanos, o Mobiliza se destacou por criar essa conexão com profissionais que, nas palavras dela “[...] puderam trocar conosco durante o percurso formativo o olhar que é possível a nossa OSC ser cada vez mais profissional em toda sua operação, utilizando de ferramentas e metodologias estratégicas que as empresas privadas, por exemplo utilizam para crescer e serem sustentáveis”.

E era justamente esse o intuito do Mobiliza: aproximar organizações do Terceiro Setor e profissionais especializados para construir aprendizados que vão facilitar e agilizar os processos de gestão, organização de ações e captação de recursos. E essa conexão fez bem a todos os envolvidos.

“Para nós participar de cada encontro online e presencial do MOBILIZA foi inspirador, mobilizador e motivador” Giselle Lima complementa, ao falar do projeto. “Podemos dizer que mudamos o nosso olhar sobre aquilo que fazemos há quase 21 anos, e isso é muito bom. Precisávamos viver esse momento, precisávamos repensar e aprender novas formas, novas possibilidades para desenvolver o nosso negócio social e consequentemente para crescermos de forma sustentável e, com isso, impactarmos positivamente mais e mais estudantes e professores da rede pública de ensino através da arte educação e da educação em direitos humanos.”

Na sexta-feira, dia 24 de março, o Mobiliza realizou uma cerimônia de encerramento do projeto para celebrar os resultados. O evento contou com a presença de todos os envolvidos: OSC, professores, mentores e empresas realizadoras. Para as idealizadoras do projeto, Rosemary Suzuki, Gerente de Projetos Sociais do Instituto IBGPEX e Ana Gabriela Simões Borges, Superintendente do Instituto GRPCom, o Mobiliza cumpriu sua função de promover conexões entre pessoas com o propósito de fortalecer o Terceiro Setor e gerar impacto e transformação social.

E se você se interessa por causas sociais, faz parte ou gostaria de fazer parte de uma OSC e acredita que é possível construir uma sociedade melhor, não deixe de conferir mais sobre @institutogrpcom nas redes sociais. Além do Mobiliza, o Instituto GRPCOM oferece projetos como o Programa Impulso, que apoia o Terceiro Setor com voluntariado, cursos gratuitos e muito mais!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]