• Carregando...
Equipe e alunos do Instituto Isis Bruder comemoram premiação do Impulso
Equipe e alunos do Instituto Isis Bruder comemoram premiação do Impulso| Foto: arquivo pessoal/Inst. Isis Bruder

Desde 1969, o Instituto Isis Bruder, localizado em Maringá-PR, atende a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Robson de Lara Cunha, hoje coordenador de projetos sociais do Instituto, calcula que, nesses 53 anos, 15 mil pessoas tenham sido impactadas pelo Projeto. Mas a mensuração de resultados é recente no Instituto. Segundo ele, os impactos só começaram a ser quantificados com a entrada do Isis Bruder no Programa Impulso, do Instituto GRPCOM, que apoia o Terceiro Setor e oferece cursos e ferramentas, para que as ONGs possam aprimorar e profissionalizar sua gestão e comunicação.

“Em 2016, recebemos o convite para participar do lançamento do Programa Impulso. Fizemos o diagnóstico - que era algo novo pra gente - e recebemos um feedback de como estava nossa instituição naquele momento. Reconhecemos nossas forças e fraquezas, nossos riscos e potenciais, e logo começamos a participar de lives, dos cursos de planejamento e de design thinking - que era uma novidade na época. Só então percebemos a necessidade de investir em profissionalização e capacitação. O programa Impulso veio junto com nosso processo de desenvolvimento institucional”, destaca Robson.

Os resultados dessa transformação começaram a aparecer quando a Instituição conseguiu desenvolver seu planejamento estratégico. Para Robson, esse processo foi “uma virada de chave para o Isis Bruder”.  A partir daí, a Instituição melhorou a relação com seus parceiros, voluntários e stakeholders.

“Hoje, sabemos a importância de valorizar nossos apoiadores durante todo o ano e não apenas no momento da doação. Nós absorvemos os ensinamentos do Impulso e fizemos a tarefa de casa para fazer com que esse conhecimento, de fato, impacte a realidade das pessoas que mais precisam”, reforça.

No fim de 2022, o Instituto Isis Bruder foi uma das organizações vencedoras do Prêmio Impulso de Boas Práticas do Terceiro Setor, do Instituto GRPCOM, na categoria gestão. De acordo com Robson, a certificação conquistada reflete a credibilidade e a transparência da Instituição, facilitando, inclusive, doações de pessoas físicas e jurídicas.

“No fim do ano, um de nossos doadores recorrentes estava passando por uma auditoria externa e precisava comprovar a idoneidade da nossa instituição. Graças à certificação do Programa Impulso e a outras certificações conquistadas (em 2022, a Instituição ganhou ainda o selo social do Instituto Rogério Rosa e foi também finalista do Prêmio Coca-Cola “Ideias para um mundo melhor”) conseguimos alavancar nossas arrecadações. O prêmio veio chancelar, coroar, com chave de ouro nosso trabalho. Foi um ano bem trabalhado, bem árduo, mas que trouxe grande satisfação”, finaliza.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]