• Carregando...

Por Luan Sperandio

O dólar vem se fortalecendo em 2022. A moeda norte-americana se valorizou 15% em relação ao Euro e 21% em comparação com a Libra Esterlina. Apenas o Real e o peso mexicano se valorizaram neste ano em relação ao dólar.

Isso está acontecendo porque o mercado financeiro está cada vez mais preocupado com a luta entre o Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, e a inflação, acreditando que ela pode causar uma recessão. Um modelo de probabilidade de recessão global medido pela Ned Davis Research subiu para mais de 98%, um dos maiores níveis da história.

Além disso, o Banco Central americano está mais firme no aumento das taxas de juros quando comparado com o Banco Central Europeu, do Reino Unido e da China, o que atrai maior fluxo de dólar para o país.

Diante desse cenário, investidores buscam segurança e migram recursos financeiros para ativos em dólar.

Esse movimento endossa o que ocorreu desde a pandemia da Covid-19: atualmente há quase 5 trilhões de dólares alocados em ativos de fundos do mercado monetário nos EUA. Quais as perspectivas a partir de agora?

Para conversar sobre o assunto, o Linha de Fogo desta semana recebe Fernando Ulrich, Head de Educação na Liberta Investimentos, mestre em economia pela Universidade Rei Juan Carlos. É autor do livro “Bitcoin – a Moeda na Era Digital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]