• Carregando...

Sistina

Por contraditório que pareça, a morte é um momento político de extraordinário carisma para os políticos. Os mortos são celebrados; seus herdeiros, em especial se explicitamente indicados pelo agora espírito tutelar em que se converteu o falecido, recebem um verniz luminoso capaz de levá-los ao triunfo.

Nos últimos dias, testemunhamos esse movimento no caso Eduardo Campos – Marina Silva. O triunfo, é lógico, ainda reside no campo das possibilidades. O antídoto a ele, porém, é visível no início das críticas à candidata. Nas redes sociais, por exemplo, já pipocam pequenas notas, imagens marotas e piadinhas, bombardeando, por exemplo, a curiosa relação entre Marina, a Bíblia e o Ambientalismo. A chegada de Luiza Erundina à coordenação da campanha da pleiteante também rende alguns cruzados – no Facebook, por exemplo, podemos ler comentários como “ué, pensei que ela estava morta!”.

Não vou comentar o valor real da santificação ou a secularização de Marina – o eleitor que decida por si. A única constatação é de que, no inferno em fogo brando das eleições, o “mana” (a substância da qual a magia é feita, em uma definição antropológica simples) pode murchar muito rápido. Marina e Luiza Erundina vão ter um senhor trabalho para conservá-lo, enfim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]