• Carregando...
10 anos mostrando os melhores e os piores parlamentares do Congresso Nacional
| Foto:

No imaginário popular, mensagens e ligações na madrugada são notícias ruins. Em nosso caso, não passam de ligações e mensagens de parlamentares perguntando qual o posicionamento do Ranking dos Políticos em determinada votação ou porque outro parlamentar está à sua frente. Há, ainda, aqueles que perguntam a motivação de terem perdido ou ganhado posições.

Criado por Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder, dois jovens empresários insatisfeitos com os rumos que o país estava tomando e que enxergaram o verdadeiro poder do legislativo federal, o Ranking dos Políticos, nesses dez anos de existência, vivenciou e ajudou diversas transformações no país.

Na criação do teto de gastos, nós estávamos lá. Na aprovação de reformas estruturantes, como a previdenciária e a trabalhista, lá estava o Ranking também.

Nosso papel é mostrar para a população um retrato fidedigno da atuação do parlamentar. Se um deputado qualquer foi condenado pela justiça, gasta de forma desenfreada seus recursos e vota a favor de pautas que desequilibram as contas públicas e protegem castas privilegiadas da nossa sociedade, certamente não estará em uma posição boa no Ranking dos Políticos.

É fato: o Legislativo é subestimado por nossa população. As atenções estão sempre voltadas, quase que exclusivamente, para o Poder Executivo.

Façamos um teste: você se lembra em quem votou para deputado federal e senador nas últimas eleições? Se respondeu sim, pode se considerar uma exceção. A esmagadora maioria (79%, segundo pesquisa da Ideia Big Data) não se lembra em quem votou para o Congresso. E para governador e presidente? Mais fácil, não é? Certamente o índice de lembrança de voto é bem maior para os cargos executivos.

É fato: o Legislativo é subestimado por nossa população. As atenções estão sempre voltadas, quase que exclusivamente, para o Poder Executivo

É fundamental mudarmos esse quadro, pois fica cada vez mais evidente que a qualidade do Congresso é um fator crucial para definir o sucesso ou fracasso de um governo, afetando diretamente a vida de milhões de brasileiros.

Nesse cenário, o Ranking dos Políticos aparece, justamente, como uma ferramenta para ajudar o cidadão brasileiro a saber o que seus representantes fazem no Congresso Nacional.

Nossa métrica se baseia em três pilares: contra todo e qualquer tipo de corrupção; contra o desperdício de dinheiro público e favoráveis à melhora fiscal do país; análise aprofundada dos votos de cada parlamentar sobre pautas estruturantes e que mudem a realidade da nossa população, bem como a autoria e a relatoria de projetos relevantes.

Ulysses Guimarães cunhou a célebre frase: “Está achando ruim essa composição do Congresso? Então espere a próxima: será pior”. Nosso trabalho passa por provar ao Dr. Ulysses que sim, a legislatura atual pode ser melhor que a anterior, e para isso trabalhamos in loco no Congresso Nacional e nas redes sociais – sempre com o pé no chão e a cabeça nas estrelas ajudando a aprovar propostas que mudem a realidade da nação.

Brasil, conte com o Ranking dos Políticos!

Conteúdo editado por:Jônatas Dias Lima
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]