• Carregando...
ESG – oportunidades para o mercado de trabalho
| Foto: Shutterstock

O grande ‘barato’ de atuar na área de gestão no mercado de trabalho há décadas é justamente ver o quanto ele é dinâmico e, ao sabor da contemporaneidade muda suas prioridades, segue e ou cria tendências e ajuda a sociedade se desenvolver.

Isso é magnífico porque a cada geração existe oportunidades gigantes que se abrem e ao mesmo tempo são as delícias que saboreiam quem não gosta de ficar parado.

Hoje, por exemplo, a bola da vez está na área de sustentabilidade. Já falei sobre este tema em diversos artigos meus. Mas, agora, mais do que nunca ela é prioridade para empresas socialmente responsáveis. A sigla ESG (do inglês significa identificar questões relacionadas ao meio ambiente, sociedade e governança) nunca esteve tanto em alta.

Em alta também estão os salários e a busca por profissionais que atuam nesta área. Como temos poucas pessoas preparadas e disponíveis no mercado hoje, as empresas encontram dificuldades para preencher as vagas. Logo, quem está empregado também não quer deixar seus postos e os salários vão às alturas, acima dos dois dígitos.

Recente levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) listou algumas das tarefas que são rotina para quem atua nesta área dentro das empresas.

A pessoa trabalha no desenvolvimento de uma visão estratégica e com a viabilização de projetos de sustentabilidade. É responsável por criar monitoramento de indicadores de desempenho de sustentabilidade, a propor estratégias para minimizar os impactos da cadeia produtiva do negócio e a elaboração de treinamentos visando a conscientização de colaboradores com relação ao tema.

Se você gosta de uma atividade que o estimule a pensar, a agir, a agregar valor à empresa e ao mundo em que vive, eis aí a oportunidade. Especialize-se e busque uma oportunidade neste mercado que se abre. Seja bem-vindo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]