• Carregando...
Uma geração que experimenta os desafios e os prazeres das startups
| Foto:

Conversando com amigos, alguns me dizem que estou vivendo uma fase saudosista. Digo que não, que apenas sou um eterno entusiasta sobre gestão de pessoas e mercado de trabalho. Esse papo sempre ocorre quando comento que já estou há mais de 40 anos na atividade de gestão e que de lá para cá vi muita, mas muita coisa mudar na forma de gerir empresas.

Hoje, o que me fascina é ver o advento das ‘startups’, que são empresas em fase inicial que têm uma proposta de negócio inovadora a qual representa, uma grande possibilidade de crescimento no mercado independentemente da área.

A meu ver as startups representam o grau de maturidade do profissional humano. Ele chega a esse potencial, sem necessariamente depender diretamente de uma grande empresa ou marca para ter sua carreira consolidada. O movimento hoje é estar junto a grandes empresas e não necessariamente atuar no corpo colaborativo de uma companhia. Isso representa uma diferença enorme.

E esse movimento está acelerando, percebo que muitos profissionais executivos têm trocado grandes empresas por negócios que eles mesmos criaram ou para aderir a uma ideia ou projeto recém-criado.

Muitas vezes isso está atrelado a uma satisfação pessoal, bem como ao próprio crescimento na carreira. E aqui entra uma palavra que já citei por inúmeras vezes em minhas colunas: empreendedorismo. Sim, quem abre uma empresa deste porte tem uma tendência a ser empreendedor. Não por necessidade, mas por vontade e oportunidade, ousadia, coragem. Isso move quem está por trás das ideias bem-sucedidas em startups.

Se você pensa em se enveredar por esses caminhos, vá em frente, pois o mercado é bem promissor. Antes, porém, responda as seguintes perguntas a você mesmo: Você tem uma ideia considerada inovadora? Essa ideia é passível de se colocar em um protótipo? Essa sua ideia é passível de validação do mercado para possíveis ajustes? Tem um ‘Q’ de inovação tecnológica e é considerado algo diferente no mercado?

Se você disse sim a maioria destas questões e tem a intenção de entrar no mundo das startups, vá em frente, pois já é meio caminho andado. Torço por você e pelo seu projeto! 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]