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Consumo mais consciente e menos lixo: proposta da Biocoop21 está fazendo sucesso em Paris. (Sâmar Razzak)
Consumo mais consciente e menos lixo: proposta da Biocoop21 está fazendo sucesso em Paris. (Sâmar Razzak)| Foto:

Uma série de ações ambientalmente conscientes estão sendo experimentadas em Paris aproveitando o ensejo da COP21. A conferência sobre o clima começou hoje, mas as boas práticas tentando tornar o consumo mais consciente prometem perdurar. Há 20 dias, uma cooperativa de produtores de alimentos biológicos abriu uma loja efêmera, em Paris, que tem duas particularidades que a tornam pioneira: todos os produtos são oriundos da agricultura biológica e todos os produtos são vendidos sem embalagens. O intuito é fomentar o consumo de produtos orgânicos e contribuir para a redução de dejetos ao reaproveitar as embalagens.

A loja onde nada vem embalado e tudo é orgânico. (Sâmar Razzak)

A loja onde nada vem embalado e tudo é orgânico. (Sâmar Razzak)

A Biocoop21 vem fazendo sucesso e a publicidade que ganhou, devido ao pioneirismo e à relação com a conferência do clima, tem garantido um fluxo de público bem acima do esperado. Tanto é que a loja, que fecharia as portas no final de dezembro, vai continuar aberta até fevereiro. “Queremos ter um cálculo preciso sobre como as pessoas reutilizam as embalagens, se vai haver realmente uma diminuição na quantidade de lixo gerada”, explica Olivier Drot, gerente da loja.

Consumo mais consciente e menos lixo: proposta da Biocoop21 está fazendo sucesso em Paris. (Sâmar Razzak)

Consumo mais consciente e menos lixo: proposta da Biocoop21 está fazendo sucesso em Paris. (Sâmar Razzak)

Mas o que eles puderam observar até agora, em 20 dias de funcionamento, é que cerca de 10% dos clientes voltam para fazer compras com as embalagens adequadas para recarregar. Entre 25 a 30% dos clientes trazem de casa sacos de papel ou sacolas de compras. E o restante ainda não possui o hábito de fazer compras desta forma e acabam adquirindo as embalagens ali.

Embalagens são vendidas para quem não trouxe de casa. (Sâmar Razzak)

Embalagens são vendidas para quem não trouxe de casa. (Sâmar Razzak)

Além de frutas e legumes, é possível comprar azeite, mel, vinho ou produtos de limpeza, tudo sem embalagens.

Até vinho é vendido sem embalagem na Biocoop21. (Sâmar Razzak)

Até vinho é vendido sem embalagem na Biocoop21. (Sâmar Razzak)

Outra especificidade do lugar: todas as frutas e legumes comercializados vêm de um raio máximo de 50 km da loja. “A ideia é também reduzir a emissão de CO2 e, consumindo produtos da região, reduzimos também a circulação de veículos pesados”, explica Drot.

Segundo a funcionária Virginie Parisiot, uma francesa que fala perfeitamente o português por conta dos dois anos que viveu em São Paulo, entre os clientes estão principalmente pessoas que já consumiam os produtos bio – uma verdadeira febre em Paris – mas também muitos curiosos. “Percebemos que tem muita gente querendo trocar de hábitos”, conta.

Virginie cuida da parte de frios e produtos prontos para o consumo. (Sâmar Razzak)

Virginie cuida da parte de frios e produtos prontos para o consumo. (Sâmar Razzak)

A ideia é que cada pessoa traga seus próprios recipientes para fazer compras na loja. Mas, para aqueles que não tem embalagens apropriadas ou esqueceram em casa, a loja oferece embalagens de vidro e de plástico (feitas de alga e que podem ir para a compostagem). Para os produtos secos, sacos de papel ou de algodão. Mas todas estas embalagens são cobradas, obviamente.

A dona de casa Anne Garry leu um artigo sobre a loja e foi até lá visitar. Mas a avaliação não foi das melhores. “Fiquei realmente decepcionada. No artigo que eu li, dizia que era mais barato e tudo aqui é mais caro, na verdade. Há outras lojas que vendem seus produtos sem embalagens e que são bem mais baratas”, avalia.

Uma das reclamações dos clientes: os preços são muito elevados. (Sâmar Razzak)

Uma das reclamações dos clientes: os preços são muito elevados. (Sâmar Razzak)

No entanto, o gerente da loja lembra que dentro do conceito adotado pela Biocoop21 – zero embalagens e produtos 100% de origem biológica – trata-se da primeira loja em Paris. E o preço mais salgado segue a tendência dos produtos de origem biológica, que habitualmente já são mais caros que os produtos convencionais.

Produtos de limpeza feitos à base de produtos vegetais e minerais. (Sâmar Razzak)

Produtos de limpeza feitos à base de produtos vegetais e minerais. (Sâmar Razzak)

A Biocoop é uma cooperativa de agricultores líder na distribuição de alimentos biológicos na França. São 357 lojas no país e 1300 produtores parceiros. Com o sucesso da experiência, a cooperativa pensa em abrir mais uma loja, desta vez definitiva e maior, seguindo este conceito. Enquanto isso não acontece, a ideia dos responsáveis é levar as boas praticas adotadas na loja-conceito para os outros pontos de venda da marca.

 

Serviço

Biocoop21

http://www.biocoop.fr

14 rue du château d’eau

Metrô: Jacques Bonsergent

Aberta de segunda à sábado, das 10h às 20h. Até fevereiro de 2016.

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