• Carregando...
Mulher cresce no mercado profissional, mas desafios persistem
| Foto:

A cada geração, principalmente a partir do final da primeira metade do século passado, as mulheres começaram a obter mais reconhecimento pelos seus direitos, resultado do engajamento em diferentes formas de luta: direito ao voto, trabalho fora de casa ou de igualdade salarial com os homens. O caminho percorrido nem sempre foi tranquilo para atingir essas conquistas, mas historicamente acumulam dados que, se ainda não consolidaram plenos direitos (o que é também para se lamentar), reforçam avanços que chamam a atenção da sociedade para pressionar governos e líderes de classe a aprofundar as transformações já vivenciadas.

Do Brasil, um país ainda campeão em registros negativos quando o assunto é assegurar os direitos das mulheres, surgem números que exibem uma evolução, ainda que ela seja acompanhada por retrocessos arraigados. Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgada este ano aponta que a participação feminina segue menor do que a masculina no mercado de trabalho, por causa de discriminação e hábitos culturais, que insistem em identificar a mulher apenas como principal responsável pela criação dos filhos e trabalhos domésticos.

“Mesmo diante deste cenário, a taxa de participação feminina apresentou crescimento contínuo para as gerações nascidas a partir de meados dos anos 40, enquanto a taxa de participação masculina mostrou tendência de queda ao longo dos anos”, informou um comunicado do IPEA a respeito do estudo, que projeta continuidade de aumento da participação feminina no mercado de trabalho até 2030.

Segundo um resumo do estudo, divulgado no mesmo comunicado, “a projeção da taxa dos homens mostra tendência ao declínio - em 2030 ela deve alcançar 82,7%, ou seja, 6,9 pontos percentuais abaixo do observado em 1992.  Mas a expectativa é de elevação no caso das mulheres – a presença feminina no mercado de trabalho deve chegar a 64,3% em 2030, ou seja, 8,2 pontos percentuais acima da taxa em 1992.”

Crescimento

Mudanças culturais e mais acesso à educação estão fazendo com que essa transformação siga adiante, registrou o mesmo estudo. Nas engenharias, um setor que exige alta qualificação de mão de obra, essa tendência de aumento da participação feminina tem surgido com expressiva intensidade nos anos recentes. O número de mulheres engenheiras registradas por ano no sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) saltou de 13.772 para 19.585 no ano passado. O crescimento foi de 42%.

O Confea lançou este ano o Programa Mulher, que coloca no centro das discussões do conselho, a necessidade permanente de aumentar a presença feminina nas engenharias, um setor estratégico de desenvolvimento e geração de emprego e renda do país. O programa tem 16 diretrizes. Em resumo, elas defendem a criação de agendas de discussão constantes a respeito de temas como discriminação, mais oportunidades no mercado de trabalho e aumento da representatividade de, no mínimo, 10% das taxas de participação das mulheres como conselheiras nos Creas (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia) em relação a 2018. Outra linha de ação envolve articulações no Congresso, casa de leis responsável pela formulação de políticas sobre a necessária igualdade de direitos entre homens e mulheres.

“Minha expectativa é estar nesse grupo para aumentar a representatividade da mulher nas entidades, pois são essas organizações que encaminham todos os profissionais para os Creas. Assim, podemos aumentar a presença das mulheres no plenário e nas câmaras”, afirma Lúcia Vilarinho, presidente do Crea no Espírito Santo e representante de todos os presidentes dos Creas do país no comitê gestor do Programa Mulher do Confea.

 Lúcia Vilarinho, presidente do Crea no Espírito Santo e representante de todos os presidentes dos Creas do país no comitê gestor do Programa Mulher do Confea
Lúcia Vilarinho, presidente do Crea no Espírito Santo e representante de todos os presidentes dos Creas do país no comitê gestor do Programa Mulher do Confea

Lúcia tem experiência no engajamento em defesa dos direitos das mulheres: é fundadora do Fórum Capixaba das Mulheres da Área Tecnológica cujo objetivo é buscar a valorização das mulheres no mercado de trabalho, equidade salarial e pela inserção das mulheres nos espaços de poder , entre outros assuntos. Foi também a primeira mulher eleita para presidente de Crea na região Sudeste do país. Ela afirma que outra estratégia para elevar a presença das mulheres é a participação nas entidades de classe e a utilização das tecnologias disponíveis. Os jovens, acrescenta, também não podem ficar de fora da estratégia. “Acho importante, pois os jovens querem aprender, têm curiosidade, precisam lutar muito pelo primeiro emprego. Eles, homens e mulheres, farão parte nessa luta”, afirma Lúcia, engenheira civil.

Carminda Pinheiro, presidente do Crea no Estado do Acre, destaca que o Programa Mulher foi concebido para incentivar ações “em todos os ambientes do Sistema Confea/Crea/Mutua”. De acordo com Carminda, a primeira mulher a ocupar a presidência do Crea no Estado, o objetivo do programa é contribuir para que o país alcance a igualdade de gênero e empodere mulheres dentro do Sistema, nos Creas regionais e nas entidades de representatividade nacional. “Assim, a sociedade verá o valor da profissional feminina”, diz Carminda, engenheira agrônoma e tecnóloga em heveicultura (que atua com seringueiras e sistema de produção de borracha e seus produtos).

“Temos uma missão muito grande, para que mais mulheres estejam motivadas a participar. Os espaços existem, são nossos e temos que tomar posse. Não é fácil, pois existem barreiras”, afirma Ana Adalgisa Dias, presidente do Crea no Rio Grande do Norte.  No Crea Júnior do Estado, braço do conselho voltado a recepcionar estudantes e profissionais iniciantes da engenharia, as lideranças femininas são maioria. “É um novo paradigma que estamos tendo”, destaca Adalgisa, a terceira mulher a ocupar a presidência do Crea no Rio Grande do Norte. “Infelizmente, ainda temos estados que nunca tiveram uma mulher na presidência. Esperamos mudar isso, e não só nas engenharias, mas nas outras profissões em geral”, diz Adalgisa, engenheira civil.

Mobilização

Como a história mostra, a mobilização é uma das principais estratégias até a tão esperada conquista de direitos iguais. O Programa Mulher carrega essa filosofia de trabalho, assim como outro exemplo que vem do Distrito Federal. Um grupo de profissionais criou este ano o “Comitê Mulheres na Agropecuária”, para manter uma discussão permanente que visa melhorar condições de trabalho em relação à segurança, salários e contra a discriminação.

Para Clarissa Campos Ferreira, engenheira agrônoma da Emater-DF, a empresa de pesquisa e extensão agropecuária do DF, se há um setor em que a presença feminina pode influenciar é a agricultura. “Trabalhar com a agricultura exige sensibilidade. E o entendimento da complexidade da natureza exige uma atuação cuidadosa, sensível, características naturais da mulher. Antigamente a presença da mulher era mais requisitada na casa, cuidando dos filhos, da alimentação, mas hoje ela também toca os projetos agrícolas, botando a mão na massa, estando à frente da produção”, observa Clarissa.

No Paraná, desde 2017 foi intensificada a discussão para que as mulheres possam aumentar sua participação na elaboração de diretrizes sobre as engenharias. O Comitê Mulheres finalizou este ano sua representatividade nas oito regionais do Crea no Estado. A finalidade é aumentar a representação feminina no conselho regional. Dos 120 conselheiros titulares, apenas 13 são mulheres. Entre os 90 suplentes, o índice também é semelhante, contando com 16 mulheres. O trabalho de estender a representatividade do comitê paranaense nas oito regionais é visto como uma conquista importante, capaz de inspirar a adesão de mais profissionais mulheres da engenharia. É o que afirma Daniela Alves dos Santos, engenheira agrônoma, conselheira e coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR. “Para conseguir aumentar esses números, temos de ir à base. A gente precisa trazer as profissionais para definir ações, com contribuição junto às diretorias das entidades e maior participação nessas funções. Todas as resoluções são tomadas nos conselhos, mas acabamos não tendo número suficiente para contribuir e influenciar nessas decisões”, explica Daniela. A estruturação do comitê , segundo ela, chega num momento estratégico: as mulheres estão buscando nas engenharias uma oportunidade real de ascensão profissional. “Em universidades, as meninas já são em média 50% de alunas de engenharia”, exemplifica.

“No passado, mulher não participava. Hoje é diferente”

 Maria Helena Wojcikwonsovcz, agricultora familiar em Contenda/PR
Maria Helena Wojcikwonsovcz, agricultora familiar em Contenda/PR

A agricultora familiar Maria Helena Wojcik Wonsovicz, 59 anos, se recorda como eram as coisas no campo na época da infância. “Pelos comentários da minha mãe e da minha avó, lá no passado, a mulher não participava muito, só fazia o que o marido mandava. Hoje, é diferente, ela administra, ajuda a plantar, faz parte de todo o planejamento da agricultura”, conta Maria, que administra uma propriedade familiar no município de Contenda, na região metropolitana de Curitiba, onde, como ela mesma diz, “se planta de tudo um pouco (feijão, batata e milho, principalmente)”.

Maria considera que com o avançar dos anos, uma mudança de cultura sobre o papel da mulher na sociedade ajudou a transformar a representatividade no campo. “Há mais espaço para a mulher agricultora opinar, ter voz e vez, e ser valorizada. No passado, a mulher era simplesmente do lar, não podia se identificar como agricultora, e também não se assumia. Hoje, ela fala e confirma. Quando me pergunto qual é a minha profissão, eu digo que é agricultora”, conta.

Um dos exemplos que ela destaca na sua rotina de vida e trabalho é a atuação conjunta, em mesmo nível do que o marido na decisão dos destinos da propriedade. “Hoje a mulher faz a diferença. Você tem que estar lá junto. O casal e a família precisam da opinião da mulher. Se você não está presente, é sentida a sua falta”, afirma.

Mas, segundo a própria Maria Helena, em paralelo a esse conjunto de avanços, ainda permanecem obstáculos. A agricultora diz que a mulher, mesmo trabalhando de sol a sol, com a mesma carga de responsabilidades e resultados, ainda não é vista com a confiança que merece. "Acho que as pessoas devem acreditar mais no potencial da mulher. Ela precisa ser levada em consideração, como acontece com o homem. Se ela tenta passar a experiência para alguém, me parece que não acreditam ainda nela. A mulher ainda precisa de mais crédito, valorizando as coisas que ela faz. Temos nossa voz e vez, mas falta ainda dar mais crédito para a mulher”, diz Maria Helena. A luta, portanto, continua.

Veja esta e outras notícias no site www.agrifamiliar.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]