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Algumas tecnologias que chegarão somente daqui a alguns anos ao seu carro já integram o mundo do maquinário agrícola e fascinam produtores rurais pelo conforto, praticidade e economia proporcionados. Confira oito dispositivos levantados pela reportagem na feira Expodireto, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, que mostram que esses grandalhões sabem fazer o trabalho bruto com “sensibilidade digital” de dar inveja a muito automóvel de passeio.

1- Fim da marcha ré

Vários tratores já aposentaram o conceito de marcha a ré. Simplesmente por que trabalham com um sistema de inversão automática das marchas. Os tratores da sul-coreana LS Tractor com super redução, por exemplo, têm 32 marchas para frente e outras 32 para trás, ao gosto do freguês. Mesma coisa com a linha 7700 da Massey Ferguson, que engata 24 marchas em direções opostas, bastando apertar um botão para inverter o sentido.

2- Proteção térmica

Além do ar condicionado, a linha 7700 da Massey traz um sistema de aquecimento para o banco do tratorista e tem ajuste pneumático para adaptação ergonômica, conforme o peso e altura do operador.

3- Mini frigobar

Próximo do teto no interior da cabine dos tratores da Massey um pequeno compartimento funciona como frigobar, para o operador manter ao alcance da mão água e alimentos sempre frescos.

4- Proteção em tempo real

A LS Tractor equipa seus tratores com um sistema automático de detecção de problemas que corta o motor antes que ocorram danos mais sérios à máquina. Além de vigiar a temperatura e a pressão do óleo do motor, o sistema avisa por aplicativo a localização do maquinário e a operação que estava sendo realizada no momento da interrupção. “Estamos trazendo ao mercado um sistema único que evita a troca precoce de peças ou a retífica dos motores, ou seja, trata-se de um benefício direto para o bolso de nossos clientes”, afirma Astor Kilpp, gerente de marketing da marca sul-coreana.

5- Câmbio CVT

Tratores da Valtra fabricados no Brasil vêm com transmissão continuamente variada (CVT, em inglês) que oferece quantidade ilimitada de velocidades, aposentando o conceito de escalonamento de marchas.

6- Direção 100% hidráulica

Enquanto muitos automóveis vêm com volante apenas assistido hidraulicamente, nos tratores top de linha o funcionamento é 100% hidráulico. Um trator da Massey Ferguson dispõe ainda do dispositivo de “direção rápida”: após apertar um botão o operador esterça completamente o eixo da roda dianteira com menos de uma volta no volante.

7- Piloto automático

Tratores da John Deere, da New Holland e de outros fabricantes fazem sozinhos curvas e meia-voltas, com precisão de 2,5 centímetros, evitando sobreposição de sementes e liberando o operador para se concentrar no correto funcionamento dos implementos. A leitura de dados por satélite possibilita, também, que a máquina decida sozinha sobre a velocidade ideal com base na carga de trabalho.

8- Pula-pula

Tratores de várias marcas elevam ou abaixam o eixo dianteiro (como aqueles carros que dançam e pulam) para deslocar o centro de gravidade. Isso garante o equilíbrio da máquina mesmo quando ela está puxando implementos mais pesados.

*O jornalista viajou a convite da LS Tractor.

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