• Carregando...

A exportação conjunta de produtos lácteos de Brasil e Argentina deve começar no segundo semestre de 2011. A estimativa foi feita pela coordenadora geral de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Cândida Cervieri, após reunião entre representantes do setor, na semana passada em Buenos Aires.

O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, Rodrigo Alvim, relata que a parceria está sendo alinhavada desde agosto e que o grupo voltará a se reunir para discutir a proposta de cooperação na segunda quinzena de novembro em Brasília.

"Criar uma plataforma de exportação é um processo melindroso. É importante não ter pressa, fazer tudo de forma certa para não precisar alterar depois. Mas demos um passo importante na semana passada. Geralmente essas reuniões ocorrem para tentar regular, travar ou moralizar mercados. Mas nessa a conversa foi amena, focada na convergência de interesses e avaliando mercados e oportunidades. Acho que foi uma ótima reunião", avalia Alvim.

Segundo ele, brasileiros e argentinos estão convencidos que somar esforços é a melhor maneira para ganhar eficiência e romper barreiras em um mercado tão protegido como o dos lácteos. "A Argentina tem mercado mais consolidado para o queijo. O Brasil, para o leite em pó e o leite condensado", cita Cândida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]