• Carregando...

Faltando menos de um ano para o fim do prazo oficial de regulamentação, a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) segue em ritmo lento. Levantamento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) mostra que até agora apenas 10% das propriedades rurais já foram registradas – pouco mais de 500 mil imóveis, em um horizonte de 5,2 milhões de cadastros que precisam ser feitos em todo o país. Com isso cresce a expectativa quanto a possibilidade de prorrogação por mais um ano no prazo para registro no CAR, que corresponde a primeira etapa de adequação ao Novo Código Florestal.

Os registros são feitos por meio de um programa de computador, e os dados do MMA indicam que a região Sul é uma das mais atrasadas. São pouco mais de 48 mil registros, volume superior apenas ao despenho do Nordeste (38 mil registros). Só no Paraná há mais de 540 mil imóveis rurais e há temor de que haja escassez de florestas para realizar a compensação ambiental, exigindo o plantio de novas áreas de mata. A previsão é rebatida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que recomenda aos produtores aguardarem o fim do período de cadastramento para tomar qualquer atitude em caso de passivo ambiental.

Desafio

4,5 milhões de imóveis rurais precisam ser cadastrados até o dia 6 de maio de 2015, caso não seja confirmada a prorrogação no prazo por mais um ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]