• Carregando...
Candidatas selecionadas produzem de frutas a suplementos |
Candidatas selecionadas produzem de frutas a suplementos| Foto:

Um projeto piloto desenvolvido durante 2014 resultou na entrega do selo Alimentos do Paraná a 22 empresas na última semana e abriu caminho para a estruturação de outras 110 agroindústrias. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a Federação das Indústrias do Paraná – Sebrae-PR e Fiep – lançaram, no evento da entrega dos selos, em Curitiba, chamada pública para selecionar novo grupo de beneficiários.

As 110 empresas que serão selecionadas tornam o programa permanente. Em uma década, a meta é chegar a mil, disseram os organizadores. Essas agroindústrias deverão se ajustar a critérios de qualidade na produção e de eficiência na gestão e passar por auditorias. Com o selo, estarão “habilitadas” a expandir negócios.

A chamada pública para o segundo grupo do Alimentos do Paraná será lançada amanhã (18) e não há limite de inscrições. O prazo para encaminhamento de documentação será 20 de abril. A própria comissão gestora do Alimentos do Paraná, formada por Sebrae e Fiep, vai avaliar os candidatos. As auditorias do programa são feitas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O selo Alimentos do Paraná promete funcionar como atestado de qualidade e abrir portas a micro e pequenas empresas em grandes redes de distribuição, disse a coordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae-PR, Andreia Claudino. Entre as vantagens, estão ainda “melhoria dos processos, eficiência energética e redução de desperdícios” alcançadas nos programas ligados ao selo.

As empresas participantes têm acesso a serviços como consultoria, análise de laboratório e auditoria por 20% do custo, com subsídios do Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec). Podem se candidatar companhias com receita bruta de até R$ 3,6 milhões ao ano.

O acesso ao mercado será facilitado pelo Sebrae e pela Fiep em eventos como a HortiFruti & Foods Brasil 2015, que está marcado para o período de 6 a 8 de julho, em Curitiba. Das 22 empresas já aprovadas, 14 são da região Leste (que abrange Curitiba), três do Oeste, três do Noroeste e uma do Centro-Sul e outra do Sudoeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]