• Carregando...

Agendamento

Representates do agronegócio brasileiro se reúnem em São Paulo amanhã e quinta-feira para arrematar o documento que expõe as propostas do setor para o próximo presidente da República. O texto será entregue pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aos candidatos e aos presidentes dos partidos políticos. Desde o início do mês, uma série de encontros foi realizada nas regiões Nordeste, Norte, Cen­tro-Oeste, Sudeste e Sul. Cada região apresentou propostas distindas para as áreas de "alimento saudável; insegurança jurídica; logística; meio ambiente; política agrícola; processo tecnológico; qualificação profissional e responsabilidade social", definidas pela CNA. Os resultados serão divulgados pela presidente da organização, a senadora Kátia Abreu, do DEM de Tocantins.

Escola inaugurada em 2008 abre primeiros cursos de uva e vinho (foto 1)

A Escola da Uva e do Vinho inaugurada pelo governo do estado em 2008 foi aberta na última semana. Houve problema com equipamentos testados com água que depois não funcionaram adequadamente para a produção de vinho, conforme técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A escola fica em Colombo (Estrada da Ribeira, km 111), na região de Curitiba, onde predominam pequenas áreas de cultivo (foto). Os cursos ocorrem em parceria com a Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves (RS). Podem participar produtores de uva e vinho. Já existem cinco turmas confirmadas, num total de 80 alunos. Cada turma terá 16 horas de aula, sempre terças e quartas-feiras, a partir das 8 horas. São abordadas questões ligadas à preservação ambiental, higiene e aspectos socioeconômicos da vitivinicultura. Seleção e manejo de insumos e matérias-primas também fazem parte da pauta. Informações: (41) 3657-1577.

Pós-graduação: UFPR antecipa MBA para abril

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) mantém abertas por mais duas semanas as inscrições para o MBA Gestão do Agronegócio, que tem início previsto para dia 9 de abril. Até ano passado, as aulas presenciais começavam no segundo semestre. O conteúdo abrange o mercado internacional e assuntos práticos como comercialização, planejamento financeiro e recursos humanos. Os participantes têm oportunidade de aprofundar seu conhecimento da produção primária, da indústria e do setor de serviços. As aulas ocorrem às sextas-feiras à noite e aos sábados durante o dia, no setor de Ciências Agrárias, Juvevê, Curitiba. No segundo semestre, em setembro, será aberta turma de especialização em agronegócio com ênfase em mercados. Informações e inscrições pelo: www.mbaagronegocio.ufpr.br.

Estudantes alemães buscam referência sobre orgânicos no PR

Estudantes alemães visitaram o Oeste do Paraná e a região de Curitiba na última semana para conhecer a produção de alimentos orgânicos. Próximo à capital, escolheram São José dos Pinhais, que tem 80 produtores certificados. Vindos do maior mercado de consumidores desse tipo de alimento, eles têm a missão de levar conhecimentos para produtores alemães. São José dos Pinhais é um dos maiores produtores orgânicos do estado. Segundo a prefeitura, colhe cerca de 7 mil toneladas por ano neste sistema de cultivo. A certificação segue em expansão, conforme o governo municipal, por pressão das novas regras que entram em vigor dentro de um ano no Brasil. A regulamentação deve favorecer as exportações do setor.

Técnicos agrícolas fazem cursos para atuar em municípios pobres

A Associação dos Técnicos Agrícolas do Paraná firmou convênio com a Caixa Econômica Federal, o Ministério do De­­senvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria Estadual da Agri­cultura e do Abastecimento (Seab) que prevê capacitação de 100 técnicos agrícolas que vão atuar nos municípios mais pobres do Paraná. Eles devem prestar serviços de assistência técnica e de extensão rural. O investimento é de R$ 312,6 mil. Governo do estado e prefeituras prometem apoio ao projeto. As regiões prioritárias são Vale do Ribeira, Paraná Centro, Norte Pioneiro, Cantuquiriguaçu e Centro-Sul. Os técnicos devem conhecer melhor a exploração ambientalmente correta da palmeira pupunha, a reconversão de áreas de fumo para a fruticultura ou a produção de leite a pasto, o sistema de rotação de culturas e a agricultura orgânica. Depois, terão a missão de repassar os conhecimentos aos agricultores familiares.

Fundo de Catástrofe estará em vigor em 2012, diz ministro

Com aprovação do Fundo de Catástrofe (ou de Reparação de Perdas por Sinistros) pela Câmara na última semana, a proposta depende agora de votação do Senado. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que os senadores têm condições de votar ainda neste semestre o projeto de lei complementar, e que a agropecuária poderá contar com recursos de apoio ao seguro agrícola em 2012. Na Câmara, houve 329 votos a favor e 1 contrário. "Não sou otimista a ponto de dizer que o fundo entre em operação na safra 2010/2011 (que tem início em julho). Se o cronograma estiver ajustado, pode começar a operar na safra 2011/2012, mas o mais provável é que inicie em 2012/2013", comentou. A proposta dá cobertura suplementar ao seguro rural nas modalidades agrícola, pecuária, aquícola e florestal. A ideia é garantir apoio às seguradoras em ano de perdas generalizadas.

Comércio exterior: Brasil põe adido na UE para negociar questões sanitárias (foto 2)

O Brasil terá, a partir deste ano, oito adidos agrícolas que vão atuar em países estratégicos na prospecção e difusão do agronegócio brasileiro. O engenheiro agrônomo, Odilson Ribeiro, assumirá o posto em Bruxelas (capital belga sede da Comissão Europeia, órgão executivo da UE), considerado um dos mais importantes pontos de negociação. Sua missão é implementar a cooperação entre Brasil e o bloco em diversos setores, com foco nas áreas sanitárias e fitossanitárias. Ribeiro exerceu os cargos de secretário substituto de Defesa Agropecuária e diretor de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura. Neste mês, uma missão da União Europeia visitou fazendas de gado em seis estados brasileiros: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]