• Carregando...

O Show Rural Coopavel, a primeira grande feira agrícola do ano, sempre foi um indicador de tendências e perspectivas de desempenho do setor no país. Neste ano, como ocorreu em 2005, quando o Brasil enfrentou uma das maiores crises do chamado agronegócio moderno, globalizado, o evento que é realizado em Cascavel, Oeste do estado, assume um papel ainda mais importante. Uma verdadeira prova do fogo. Um termômetro para medir o grau de confiança e a disposição da cadeia produtiva diante da crise financeira mundial e da estiagem que provoca perda bilionária ao PIB do campo no Paraná.

Assim como a Expedição Safra da RPC, que está na estrada para apurar o tamanho da quebra na produção, o Show Rural é outra referência que contribui para medir o impacto desse cenário adverso. Nos dois casos, a considerar o produtor rural como fonte de consulta, é possível se ter uma percepção muito realista do que será 2009. Conclui-se, então, que fevereiro será um mês decisivo na difícil tarefa de prever, projetar, estimar ou até imaginar o futuro próximo da agricultura. Nesse exercício, quase que de futurologia neste momento, soma-se o avanço da colheita, que trará um dado mais preciso sobre os estragos provocados pela seca.

Começam, também, as especulações por parte do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre intenção de plantio, estoques, oferta e demanda mundial de alimentos e energia. Coincidência, ou não, o Agricultural Outlook Forum, organizado pelos técnicos do governo norte-americano, será em fevereiro. O encontro que vai discutir as tendências desse segmento será em Arlington, na Virgínia (EUA). A Expedição Safra estará lá, como está no Show Rural e também no campo, onde faz a prova dos nove com o produtor. Uma triangulação de eventos, ações e informações que vai, de certa maneira, definir os rumos do agronegócio no Brasil e no mundo.

Vai ser difícil, mas a expectativa é trazer boas notícias, das condições da lavoura visitada ao Show Rural, ou então do Outlook Forum.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]