• Carregando...

As lavouras da Região Sul do Brasil que enfrentaram período seco no fim de dezembro voltam a receber chuvas, para alívio dos produtores. “Até 7 de janeiro, estima-se acumulado entre 70 milímetros e 100 milímetros no Norte do Rio Grande do Sul e no Oeste e no Sul do Paraná”, informou ontem a Somar Meteorologia.

Há atraso no crescimento das plantas em algumas regiões do Rio Grande do Sul, conforme a Emater local. “O déficit hídrico durante o dia faz com que as folhas murchem e sua coloração fique verde palha, apagada. Essas ocorrências poderão afetar o rendimento da cultura se a situação não melhorar”, aponta o órgão de assistência técnica.

Em Passo Fundo, polo do agronegócio no Noroeste gaúcho, houve chuvas leves em apenas três dos últimos 20 dias de dezembro, segundo dados da Somar. A meteorologista Estael Sias, da MetSul, afirma que a soja no estado “está num período em que dá para reverter” eventuais danos. “Em janeiro deve chover acima da média”, disse ela. Por outro lado, pode haver problemas no mês que vem. “Fevereiro é decisivo para a soja, e é possível que falte chuva em fevereiro”, acrescentou.

Escassez

22% menos chuva do que o normal. Esse foi o déficit do Paraná referente a dezembro, conforme a Somar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]