• Carregando...

O governo federal nomeou Andre Meloni Nassar para o cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ele substitui Luciano Carvalho, que respondia como secretário substituto desde o dia 11 de fevereiro. O cargo era administrado interinamente desde a saída de Seneri Paludo, no fim do ano passado.

Confirmado para o cargo pela ministra Kátia Abreu no último dia 13, Nassar é fundador do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), juntamente com o ex-diretor presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e atual executivo da BRF, Marcos Jank. O Icone se transformou, em 2013, em Agroicone, do qual Nassar era diretor-geral.

Entre os trabalhos do executivo e acadêmico citados no Agroicone, está o que reconheceu o etanol de cana-de-açúcar como biocombustível avançado pela Agência de Proteção Ambiental do Governo dos Estados Unidos (EPA-EUA).

Lei Agrícola

A administração do novo secretário inclui o planejamento estratégico do setor para os próximos quatro anos, por meio da criação de uma lei agrícola. Para Nassar, algumas condições são imprescindíveis para o estabelecimento da norma, como o aprimoramento do zoneamento agrícola e a ampliação e combinação do seguro agrícola com novos mecanismos de apoio à comercialização.

Outro ponto também apontado pelo novo secretário são as demandas relacionadas à logística de escoamento. Nassar explica que está prevista a criação de um departamento específico para o assunto. Por último, haverá uma revisão dos parâmetros de fixação dos preços mínimos dos produtos agrícolas e, sobretudo, dos custos de produção. “Isto tudo permitirá trabalhar em uma lei agrícola duradoura para fortalecer o setor agropecuário”, salienta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]