• Carregando...
Em algumas regiões do Paraná e Mato Grosso, a colheia já começou com boa produtividade. | /
Em algumas regiões do Paraná e Mato Grosso, a colheia já começou com boa produtividade.| Foto: /

Os problemas climáticos registrados no plantio e as perdas já confirmadas em algumas regiões não foram suficientes para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fazer grandes mudanças na sua estimativa. No relatório divulgado nesta terça-feira (12), a entidade projeta que o Brasil produza recorde de 210,5 milhões de toneladas de grãos na safra 2015/16, em fase inicial de colheita, volume 1,4% a mais em relação a temporada anterior. A Conab fez a pesquisa entre os dias 13 e 19 de dezembro.

N soja, a estimativa é de 102,110 milhões de toneladas, pouco abaixo da previsão do relatório anterior (102,459 milhões). De acordo com apuração da Expedição Safra Gazeta do Povo, que percorreu os principais estados produtores de oleaginosa durante a semeadura, o potencial da colheita é 99,79 milhões de toneladas. A nova projeção do projeto que está na sua 10.º edição está abaixo da previsão inicial de 100,32 milhões de toneladas.

Milho

Com relação ao milho (1ª safra), os números apresentam uma redução de 7,7%, passando de 30,1 milhões para 27,8 milhões de toneladas. Isso ocorre, segundo o levantamento, porque os produtores vêm optando pelo plantio de soja na mesma área do milho.

Segundo a Conab, a estimativa de área plantada no Brasil totaliza 58,5 milhões de hectares, com aumento de 0,9% sobre a safra passada, que foi de 57,9 milhões de hectares.

Outras culturas

As outras culturas apresentaram decréscimo na área de plantio, com exceção da mamona, que teve um crescimento significativo de 56,4%, passando de 82,1 mil para 128,4 mil hectares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]