• Carregando...
País vai romper a barreira dos 200 milhões de toneladas de grãos neste ciclo, prevê Conab. | Daniel Castellano / Gazeta Do Povo
País vai romper a barreira dos 200 milhões de toneladas de grãos neste ciclo, prevê Conab.| Foto: Daniel Castellano / Gazeta Do Povo

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou nesta sexta-feira (10) sua estimativa para a safra nacional de grãos, confirmando que o Brasil vai romper pela primeira vez a barreira das 200 milhões de toneladas produzidas. A estimativa é que seja atingido o volume total de 200,7 milhões de toneladas -- um acréscimo de 3,6% (7,1 milhões de toneladas) em relação a 2013/14, quando foram colhidos 193,6 milhões de toneladas.

Os dados foram divulgados no Sétimo Levantamento de Safra realizado pela entidade. O principal ajuste foi feito nas estimativas para a soja, que está na reta final da colheita. O Brasil colherá 94,28 milhões de toneladas, ante 93,26 milhões da previsão de março. "Mesmo enfrentando problemas climáticos em janeiro, que influenciaram a expectativa de produtividade em Minas Gerais, Goiás, no Maranhão e Pará, o incremento deve ser de 9,5% ou o equivalente a 8,2 milhões de toneladas, levando a uma produção de 94,28 milhões de toneladas", informa a estatal.

Um dos destaques para o resultado da oleaginosa foi o Paraná. "O bom desempenho das lavouras surpreendeu os técnicos, uma vez que em outubro e novembro ocorreram problemas com o clima, quando a falta de chuvas coincidiu com temperaturas elevadas, causando atraso no plantio, encerrado somente em dezembro", destaca o relatório.

Milho

A safra total de milho foi revista para 78,99 milhões de toneladas, ante 78,21 milhões em março. A primeira safra renderá 30,2 milhões de toneladas, enquanto a safrinha vai somar 48,6 milhões de toneladas do cereal. No agregado a produção está 1,3% menor do que no ano passado, quando foram produzidas 80,052 milhões de toneladas do grão.

Apesar da retração geral, a safrinha será 0,6% maior do que em 2013/14. Essa expansão deve ficar concentrada no Centro-Oeste brasileiro. "Em Mato Grosso, que representa 35% da produção nacional, apesar do encerramento do plantio nesta safra ter ocorrido mais cedo do que na passada, estima-se que aproximadamente 10% foi realizado fora da janela recomendada tecnicamente. Mesmo plantando nessas condições, o quadro climático atual, onde incidem chuvas abundantes, combinadas com luminosidade intensa, cria a expectativa de bons níveis de produtividade", aponta a Conab.

Outras culturasA safra de arroz foi elevada em 2,3% ante 2013/14, para 12,15 milhões de toneladas. A produção de algodão pode cair 13%, para 1,51 milhão de toneladas entre os dois períodos. Já a produção total de feijão deve diminuir 1,6%, chegando a 3,40 milhões de toneladas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]