• Carregando...
Questionário traz perguntas a respeito da área do estabelecimento, número de pessoas ocupadas, utilização de maquinário, emprego de irrigação e uso de defensivos agrícolas, por exemplo. Última pesquisa havia sido feita em 2007. | Aniele Nascimento/gazeta do Povo
Questionário traz perguntas a respeito da área do estabelecimento, número de pessoas ocupadas, utilização de maquinário, emprego de irrigação e uso de defensivos agrícolas, por exemplo. Última pesquisa havia sido feita em 2007.| Foto: Aniele Nascimento/gazeta do Povo

Após as incertezas sobre a realização do Censo Agropecuário 2017 e o modelo que seria adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa, enfim a pesquisa começou na prática, nesta segunda-feira (2).

Cerca de 20 mil recenseadores vão a campo levantar informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.

A coleta de dados será feita nos 5.570 municípios do Brasil até fevereiro de 2018. Somente no Paraná serão 1.350 recenseadores, para a cobertura de 372 mil empreendimentos rurais. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE já em 2018.

O questionário a ser respondido pelos produtores é bastante amplo, trazendo perguntas a respeito da área do estabelecimento, número de pessoas ocupadas, utilização de maquinário, emprego de irrigação e uso de defensivos agrícolas, por exemplo.

A expectativa é de que o Censo subsidie a formulação e avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos, projetos de instituições de pesquisa e decisões quanto a investimentos públicos e privados.

As informações obtidas junto aos produtores rurais são utilizadas única e exclusivamente para fins estatísticos, e não são repassadas a outros órgãos do governo ou empresas privada, garante o IBGE, tanto que, quando os resultados são divulgados, a identidade dos entrevistados não é revelada.

Informações certeiras

O IBGE ressalta, entretanto, que, para que os objetivos sejam cumpridos, é preciso que os produtores forneçam informações corretas sobre os empreendimentos. Para que não haja dúvidas quanto à identidade dos recenseadores, todos estarão identificados com colete, boné, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) – um smartphone que armazena as informações colhidas no campo e transmite para a rede de computadores do instituto.

O crachá possui a foto e os dados do pesquisador, bem como um número de telefone e um QR Code para a confirmação das informações junto ao IBGE.

Sobre o Censo

O primeiro Censo Agropecuário no Brasil foi realizado em 1920 e o último, em 2007. O levantamento é diferente das pesquisas mensais e trimestrais sobre agricultura e pecuária porque traz dados sobre todos os municípios do país.

Nesta edição, todas as informações referentes à pesquisa podem ser acompanhadas pela internet, no site oficial do censo.

Detalhes

Confira a entrevista exclusiva com o chefe do IBGE no Paraná e todos os detalhes do levantamento:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]