• Carregando...

Mato Grosso deu a largada à colheita de soja, mas por enquanto as máquinas alcançaram menos de 1% do total de 6,22 milhões de hectares plantados. Os trabalhos ocorrem em regiões isoladas e devem ganhar ritmo só daqui duas semanas. O quadro é atribuído ao plantio tardio, iniciado só em outubro, e às chuvas que vêm ocorrendo desde então. No Paraná, a colheita deve deslanchar ainda mais tarde, uma vez que o clima úmido e quente – ideal para o desenvolvimento das plantas – adia a entrada das máquinas nas lavouras.

Nesta mesma época do ano passado, a colheita estava um ponto adiantada em Mato Grosso e os produtores dos principais municípios mantinham colheitadeiras em campo. Boa parte dos trabalhos foi realizada nas três primeiras semanas de janeiro. No Paraná, os produtores se preparavam para entrar nas lavouras de milho, o que só deve ocorrer daqui duas semanas, conforme os técnicos que monitoram o setor.

A previsão para todo o Paraná é de tempo nublado com pancadas de chuva até sexta-feira, o que confirma a previsão de atraso dos trabalhos de final de safra. O tempo deve se firmar só a partir de quinta-feira, no Oeste do estado. Com isso, as lavouras da região de Toledo e Cascavel terão mais luz e ambiente um pouco mais seco, informa o instituto Simepar. Nas demais regiões, a umidade deve predominar.

Existem relatos de problemas localizados no estado. Entre Cascavel e Foz do Iguaçu, há lavouras há 12 dias sem chuva. Trata-se de áreas discriminadas pelo tempo, sob influência do fenômeno La Niña. No último fim de semana, temperaturas acima de 35 graus deixaram murchas essas plantações. A colheita só deve ser iniciada no fim do mês. Para garantir a safra, são necessários mais 300 milímetros de chuva bem distribuídos nos próximos 40 dias, relata Modesto Daga, produtor e consultor em comercialização em Cascavel.

Até ontem, 88 casos de ferrugem asiática tinham sido registrados nas lavouras de soja de todo o país. O Paraná é o estado que mais tem notificado o problema, com 55 ocorrências, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 17.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]