• Carregando...

Wenceslau Braz tem características propícias para a produção de bioenergia. A temperatura média é de 22 graus e as lavouras ficam 900 metros acima do nível do mar. A mamona, que é o foco principal do programa implantado no município, se desenvolve muito bem em regiões com 800 metros acima do nível do mar.

Para o técnico agrícola da Emater, Roberto Luiz Rodacki, "a produção tem tudo para dar certo" em Wenceslau. Ele considera que toda mudança gera receios. Para o secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto Simão, a proposta tem a simpatia da maioria dos 1,8 mil pequenos produtores do município. Rodacki acrescenta que a bioenergia será uma alternativa ao agricultor familiar, que não vai precisar abandonar culturas como o tomate.

O incentivo à agricultura familiar é uma tendência dos programas nacional e estadual de bioenergia. De acordo com o coordenador do Programa Paranaense de Bioenergia da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Richardson de Souza, o governo federal oferece incentivos tributários às empresas de biodiesel que utilizarem matéria-prima das lavouras familiares. Já no Paraná, segundo ele, a Seab está desenvolvendo pesquisas para concretizar o zoneamento climático favorável às principais culturas de plantas oleaginosas alternativas à soja, como a mamona e o girassol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]