• Carregando...

O regime de chuvas desigual que está comprometendo o resultado da safra 2011/12 no Sul do Brasil também prejudica as lavouras de soja do Centro-Oeste. Em Mato Grosso, o clima irregular durante a temporada alongou o ciclo da soja e dificultou a o desenvolvimento das plantas, conferiu a Expedição Safra Gazeta do Povo. Em roteiro pelo Oeste e Centro-Sul do estado nos últimos dias, a equipe de técnicos e jornalistas encontrou poucas lavouras em ponto de colheita e, em boa parte das plantações que já estão prontas, a incidência de grãos verdes é alta.

A maturação desuniforme, contudo, não tem impacto significativo sobre a produtividade da soja, que deve igualar ou até superar a média obtida na safra anterior, considerada excelente pelos produtores. No Centro-Sul, o coordenador do núcleo da Aprosoja em Tangará da Serra, Israel Vendrame, que também é produtor rural, espera colher três sacas a mais por hectare neste ano e fechar a temporada com média de 50 sacas (3 mil kg) por hectare. Lavouras recheadas de plantas de 60 a 100 vagens bem granadas sustentam a expectativa.

No Oeste, a correria para tirar a soja do campo em tempo para semear a safrinha de algodão adensado, que precisa ser encerrada até o próximo dia 05, também tem revelado bons resultados. Em Campo Novo dos Parecis, Tiago Rodrigues da Costa, se diz satisfeito com a média de 58 sacas (3,5 mil kg) por hectare que as 45 máquinas que trabalham simultaneamente nos 52 mil hectares cultivados na Fazenda Itamarati estão tirando do campo.

Ele conta que espera fechar a temporada com média ligeiramente superior, de até 60 sacas (3,6 mil kg) por hectare. Explica que a soja mais precoce, colhida agora para dar lugar à safrinha de algodão adensado, foi prejudicada pela irregularidade das chuvas e deve pressionar um pouco o resultado final.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]