• Carregando...

A produção brasileira de milho deve recuar neste verão e no próximo inverno, mesmo assim, o país deve retirar dos campos mais uma supersafra do cereal. De acordo com levantamento preliminar da consultoria Safras & Mercado, a colheita nacional do grão irá somar 75,171 milhões de toneladas em 2013, contra recordes 82 milhões de toneladas registradas no ano passado. A projeção para o ciclo atual está acima das 78,48 milhões de toneladas estimadas no relatório de novembro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A redução na produção ocorre em função da desvalorização do produto no mercado interno. Parte do terreno perdido pelo milho no verão deve ser ocupado pela soja, que tem oferecido maior rentabilidade aos produtores rurais. Para a segunda safra, que será cultivada durante o inverno de 2014, também deve haver recuo na área plantada, de 6,4% em relação ao ano passado. A maior queda deve ser observada no Centro-Sul do país, onde está concentrada a produção de milho. Com menos espaço no campo, o grão deve render 41,4 milhões de toneladas, contra 45,2 milhões de toneladas alcançadas no inverno deste ano. O Paraná deve continuar na segunda colocação no ranking brasileiro, com previsão de colheita de 11,65 milhões de toneladas do produto.

93,9 sacas por hectare é o rendimento de milho estimado pela Safras & Mercado para o ciclo 2013/14 de verão no Brasil, praticamente a mesma média apontada pela consultoria no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]