• Carregando...
Lavouras do país atendem basicamente mercado de óleos comestíveis. | Albari Rosa / Gazeta Do Povo
Lavouras do país atendem basicamente mercado de óleos comestíveis.| Foto: Albari Rosa / Gazeta Do Povo

A onda de aumento na produção de soja deflagrada por Brasil e Estados Unidos chega na Índia, conduzida pelo clima. Um maior volume de chuvas no fim da temporada de monções deverá ajudar a agricultura do país. A colheita da oleaginosa tende a crescer 10%, para 10,44 milhões de toneladas.

O volume é pequeno, se comparado às mais de 90 milhões de toneladas previstas no Brasil e às mais de 105 milhões de toneladas que estão sendo colhidas nos Estados Unidos. Mas interfere no mercado das Américas. Apesar de depender de importações, a Índia costuma enviar soja convencional à Europa, nicho que já rendeu 10% de incremento nos preços ao produtor brasileiro.

A Índia tenta tenta reduzir sua dependência de importações e busca a autossuficiência em óleos comestíveis. No ano anterior, a safra de soja foi de 9,48 milhões de toneladas. O aumento na produção de soja este ano deverá aumentar a oferta de óleo de soja para 1,9 milhão de toneladas em 2014/15, ante 1,6 milhão no ano anterior, disseram operadores.

Importação3,2 milhões de toneladas de óleo de soja ao ano são consumidas na Índia. Metade desse volume é importado de países como Brasil e Argentina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]