• Carregando...
Período de calor e estiagem deve durar ao menos uma semana nos campos do Paraná. | Foto: Christian Rizzi/gazeta Do Povo
Período de calor e estiagem deve durar ao menos uma semana nos campos do Paraná.| Foto: Foto: Christian Rizzi/gazeta Do Povo

A colheita da safra de verão segue a todo o vapor no Paraná, ao mesmo tempo em que o plantio de trigo dá os primeiros passos, mostra relatório divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) nesta terça-feira (01).

Dos 4,9 milhões de hectares cultivados com soja no estado, 86% foram colhidos até domingo (30), totalizando 4,2 milhões de hectares. O índice configura avanço de 7 pontos porcentuais em relação à semana anterior, encerrada em no dia 24/03. Cerca de 64% das lavouras apresentam condição boa, valor bem abaixo do registrado no mesmo período de 2013, de 85%. A queda na qualidade reflete os problemas da escassez de chuvas ocorrida no estado durante o verão, na fase crucial de desenvolvimento das plantas.

No caso do milho o avanço foi ainda mais rápido (10 pontos porcentuais) e 73% das áreas já foram colhidas até o dia 30/03 (487 mil hectares). No caso da safrinha (segunda safra) o plantio entra na reta final, e chega a 99% da área total (1,9 milhão de hectares).

O relatório do Deral também mostra que o estado deu a largada para o plantio do trigo, com 1% das áreas plantadas. A expectativa é de que o estado amplie em 23% a área dedicada ao cereal, ultrapassando a barreira de 1,2 milhão de hectares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]