• Carregando...
 |
| Foto:

O orçamento destinado ao sistema brasileiro de defesa agropecuária deve ser reduzido no próximo ano. De acordo com informações veiculadas pelo setor no final desta semana, o montante de recursos disponíveis para financiar o sistema em 2013 será até 17,6% menor. Ou seja, o valor destinado para o cuidado da sanidade animal no país cairia para R$ 243 milhões, diante dos R$ 295 milhões deste ano. 

A medida preocupa pecuaristas e lideranças do setor. Para o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, o status sanitário é um dos pilares do Brasil, um dos principais fornecedores de proteína animal para o mundo. Ainda segundo Turra, o impacto negativo para as exportações brasileiras de carnes sempre que circulam boatos sobre problemas de ordem sanitária brasileira gera prejuízos ao setor. “Jamais tivemos um caso de gripe aviária. O Brasil é o único, entre os principais produtores avícolas, que exibe esse invejável status”, ressaltou. 

Hoje, o MAPA possui 1.793 agentes de inspeção sanitária, 3.209 fiscais agropecuários e 94 técnicos de laboratório, quadro considerado insuficiente pelo setor. Em 2013,  o governo federal pretende contratar 800 trabalhadores, mesmo com orçamento reduzido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]