O apetite dos Estados Unidos por produtos agrícolas brasileiros tem crescido na medida em que o país do Hemisfério Norte consolida as perdas de uma das piores safras de sua história. No terceiro trimestre deste ano, as vendas externas do agronegócio do Brasil tiveram alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado US$ 2,1 bilhões, segundo o Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do setor (Agrostat) e do Ministério da Agricultura (Mapa). Embora tenha pouca representatividade em volume, o milho é o produto que não para de bater recordes de exportação. Somente de julho a setembro de 2012, o Brasil embarcou 106,6 mil toneladas do grão rumo aos Estados Unidos 126 vezes mais se comparado às vendas entre 1997 e 2001.
Brasil se tornou um dos principais fornecedores no mercado internacional, especialmente para os EUA, que perderam mais de 100 milhões de toneladas do cereal para a seca neste ano. Na dianteira das exportações para o mercado norte-americano estão os produtos do complexo sucroalcooleiro (etanol e açúcar), que somaram US$ 702,2 milhões no trimestre.
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